15 de julho de 2025 às 16:51
Para Brené Brown, professora e pesquisadora norte-americana, liderar é ter coragem. "Liderar não é sobre títulos, status ou poder. É sobre a vontade de aparecer e ser corajoso", afirma ela no best-seller Dare to Lead, publicado em 2018
A frase tem sido repetida em salas de reunião, workshops de liderança e fóruns corporativos. Mas o que exatamente ela quer dizer — e por que incomoda tanto?
A frase funciona como um espelho incômodo. Afinal, quem nunca conheceu um chefe que adorava o crachá, mas se escondia nas crises? Que impunha respeito pelo título, mas nunca inspirou confiança? Que exigia resultados, mas nunca oferecia segurança psicológica para inovar?
Brené Brown defende um modelo de liderança menos baseado no "comando e controle" e mais centrado em coragem, empatia e vulnerabilidade. Para ela, o verdadeiro líder não é aquele que sabe tudo.
Aprenda as habilidades essenciais para ser um líder de sucesso que vai garantir prosperidade nos negócios do futuro. Esse treinamento as ensina por apenas R$ 37.