14 de julho de 2025 às 20:39
É muito comum que pessoas e seus animais de estimação usem brincadeiras para estimular a interação. Entre as mais praticadas pelos pets envolve levar objetos ao dono para jogos ou presenteá-los com pequenas presas.
Por outro lado, esse hábito também ocorre nos mares pelas orcas selvagens, que recorrem às presas para interagir com mergulhadores.
De acordo com uma pesquisa publicada em junho no Journal of Comparative Psychology, entre 2004 e 2024, foram registrados 34 casos de orcas (Orcinus orca) oferecendo objetos para seres humanos.
A pesquisa, conduzida por Jared Towers (instituto Bay Cetology, Canadá), Ingrid N. Visser (instituto Orca Research Trust, Nova Zelândia) e Vanessa Prigollini (ONG Marine Education Association, México), registra esses episódios em diversos oceanos ao redor do mundo.
Os pesquisadores relataram que as orcas aparentemente oferecem presas ou outros itens a seres humanos em várias situações: 11 vezes com pessoas na água, 21 vezes em embarcações e o restante em áreas costeiras.
Em muitos desses casos, as orcas aguardavam uma reação das pessoas antes de reagir, o que sugere que esses comportamentos podem ser mais do que simples coincidência.
Qual é o propósito dessa mudança de comportamento?
Para os cientistas, esses registros são indicativos de um comportamento potencialmente altruísta, em que as orcas poderiam estar explorando as interações com os humanos.
No entanto, há uma possibilidade mais sombria que os pesquisadores não deixam de mencionar. Em orcas em cativeiro, é sabido que elas podem usar presas mortas para atrair outras espécies e, eventualmente, matá-las.