27 de junho de 2025 às 16:08
Cientistas descobriram 20 novos vírus em morcegos na província de Yunnan, na China, incluindo dois relacionados ao Nipah e Hendra. Esses vírus geram preocupações sobre a possibilidade de transmissão para humanos.
Os vírus encontrados pertencem ao gênero Hepinavirus e foram identificados em morcegos frugívoros próximos a pomares. A proximidade entre humanos e animais aumenta o risco de transmissão entre as espécies.
A pesquisa, publicada na PLOS Pathogens, destaca o desconhecimento sobre os vírus carregados por morcegos. Esses animais são conhecidos por abrigar patógenos perigosos para os seres humanos.
Conduzida por cientistas chineses e australianos, a pesquisa analisou 142 morcegos durante quatro anos. Foram identificados 22 vírus, com 20 deles inéditos, incluindo os perigosos relacionados ao Nipah e Hendra.
Além de novos vírus, os pesquisadores descobriram duas espécies bacterianas e um parasita desconhecido. A pesquisa focou no tecido renal dos morcegos, o que pode ajudar a entender melhor a transmissão por urina.