Ciência

Onde é o ponto de partida do espaço? NASA esclarece até onde vai o Universo

Mateus Omena

28 de abril de 2025 às 20:30

Lev Savitskiy/Getty Images

Você já parou para pensar onde exatamente a atmosfera da Terra termina e o espaço sideral começa?

Getty Images/Getty Images

Apesar de não existir uma linha divisória precisa, há diferentes formas de abordar essa questão. Em um vídeo, Doug Rowland, especialista em heliofísica da NASA, traz a resposta para essa pergunta e já adianta que tudo depende bastante da perspectiva.

Isso acontece porque, à medida que subimos na altitude, a atmosfera vai se tornando gradualmente mais rarefeita, o que dificulta a definição de um limite fixo entre a atmosfera e o espaço.

EFE/

Para a NASA, um ponto de referência comum é a chamada linha de Kármán, situada a 100 quilômetros acima do nível do mar. Essa marca abrange 99,99997% da massa atmosférica da Terra.

A linha de Kármán também é utilizada pela Federação Aeronáutica Internacional (FAI) para classificar toda atividade realizada acima dos 100 km da superfície como astronáutica.

Já a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) define como voo espacial comercial qualquer missão que atinja pelo menos 80 quilômetros de altitude.

Há ainda áreas da atmosfera que vão muito além desses limites.

Freepik/Divulgação

Um estudo de 2019, baseado em dados da missão Solar and Heliospheric Observatory (SOHO), da NASA, em parceria com a Agência Espacial Europeia (ESA), mostrou que a geocorona — uma camada de átomos de hidrogênio — pode se estender até cerca de 630 mil quilômetros da Terra.

A Estação Espacial Internacional (ISS) orbita a Terra a apenas algumas centenas de quilômetros de altitude. "Aquela região, embora muito diferente da que vivemos — onde, por exemplo, não seria possível respirar —, ainda possui atmosfera suficiente para ser muito interessante.

Getty Images/Getty Images

Lá existe gás ionizado, radiação, e uma série de fenômenos que compõem o chamado clima espacial", comenta Rowland.