29 de abril de 2025 às 11:43
A Terra realiza dois movimentos principais: a rotação e a translação. O movimento de rotação é aquele que faz o planeta girar ao redor de seu próprio eixo, causando o ciclo de dia e noite, e levando 24 horas para acontecer.
Esse movimento é constante, e ocorre a uma velocidade impressionante: a Terra gira a uma velocidade média de 1.670 km/h no equador
Mas por que não sentimos a Terra girar se a velocidade é tão alta?
Apesar de a Terra se mover a uma velocidade tão alta, não sentimos sua rotação devido à inércia. Estamos, assim como a Terra, em movimento constante.
Não percebemos o movimento porque, assim como qualquer outro objeto em movimento contínuo, não há aceleração ou desaceleração repentina que nos faça sentir.
Além disso, a atmosfera que envolve a Terra se move junto com ela, fazendo com que não haja diferenças significativas de pressão ou de movimento entre nós e o ambiente em que vivemos.
Entretanto, velocidade de rotação da Terra tem diminuído ao longo do tempo, mas esse processo ocorre de forma muito lenta.
A principal razão para isso é a força de maré gerada pela interação gravitacional entre a Terra e a Lua. Esse efeito causa um atraso gradual na rotação da Terra, o que significa que os dias estão ficando ligeiramente mais longos.