1 de julho de 2025 às 17:54
A ideia de que as mulheres precisam de mais sono que os homens é comum, mas não tem base científica. Segundo especialistas, as mulheres passam apenas 11 minutos a mais na cama que os homens, em média.
Embora a quantidade de sono não seja diferente, as mulheres têm mais distúrbios, como insônia. Isso ocorre, em parte, pelas responsabilidades com cuidados, especialmente com crianças.
O principal problema para as mulheres parece ser a qualidade do sono. Elas são quase duas vezes mais propensas a acordar sem se sentir descansadas, segundo pesquisa da American Academy of Sleep Medicine.
Fatores como alterações hormonais, especialmente antes da menstruação e na menopausa, afetam o sono feminino. Além disso, o estresse causado por tarefas domésticas e de cuidados pode prejudicar a qualidade do descanso.
Distúrbios como apneia do sono são mais comuns, mas muitas mulheres não são diagnosticadas corretamente. A National Sleep Foundation recomenda entre 7 e 9 horas de sono, mas é importante avaliar o bem-estar durante o dia.