Ciência

Por que os felinos guardam rancor? Veja como evitar que fiquem 'de mal'

Mateus Omena

22 de fevereiro de 2025 às 15:49

Karen Bleier/AFP

Alguns felinos são membros de grande importância em muitas famílias. A personalidade única e a forma peculiar de se comunicar desses animais conquistam os seres humanos, tornando-os companheiros fiéis.

No entanto, esses animais não são tão dóceis e fáceis de conquistar como os cachorros. Um gato pode reagir de forma defensiva se for acariciado de surpresa, como parte de sua natureza espontânea e ansiosa.

Situações como pisar neles acidentalmente ou deixá-los sozinhos por longos períodos também podem gerar sentimentos de raiva, que muitas vezes se manifestam ao ignorar seus donos.

PickPik/-

Quem tem um gato certamente já se perguntou se eles são capazes de guardar rancor por muito tempo. Embora o ressentimento nos felinos seja considerado mais complexo do que o dos seres humanos, estudos mostram que eles podem, sim, nutrir rancor a longo prazo.

Segundo o jornal La Nacion, os cérebros dos gatos começam a associar experiências a contextos gerais, como sons, cheiros e a presença de pessoas. Esses detalhes fazem com que eles ativem a memória de experiências negativas, levando-os a reagir de maneira diferente a estímulos.