14 de abril de 2025 às 16:33
A praia da Barra do Una, em Peruíbe-SP, enfrenta o avanço do mar que ameaça destruir a área e as últimas famílias de caiçaras que residem ali. O governo paulista iniciou um plano emergencial para proteger a região.
Entre as medidas adotadas estão barreiras de paus e pedras, cercas de bambu e o monitoramento por drones. A SP Águas estuda técnicas de enrocamento com pedras e blocos para estabilizar áreas críticas.<br />
A erosão costeira, impulsionada pelas mudanças climáticas, provoca a perda de áreas de praia, ameaçando a vegetação e construções. A mobilização conta com órgãos públicos como a Fundação Florestal e a Defesa Civil.
Pesquisadores apontam que a mudança no curso do Rio Una é uma das causas da erosão, agravada por eventos climáticos extremos. A SP Águas analisa o desassoreamento dos canais estuarinos e da foz do rio para mitigar os danos.
Em outras praias do litoral paulista, também há ações contra a erosão. Em Ilhabela, o recheio de praias foi estudado, mas não avançou, enquanto em Santos e Caraguatatuba, barreiras e muros ajudam a conter os danos.