ESG

Aegea vence leilão bilionário no Pará, mas obras de saneamento não chegarão a tempo da COP30

Lia Rizzo

14 de abril de 2025 às 14:00

Reprodução Google Street View/

O futuro do saneamento básico em 99 dos 144 municípios do Pará foi definido a partir de um leilão nesta sexta-feira, 11.

Leandro Fonseca/Exame

As atenções estavam voltadas para este processo especialmente por conta da proximidade da COP30, que Belém sediará em novembro deste ano.

A Aegea foi a empresa vencedora, garantindo todos os três blocos leiloados. Uma das maiores no setor de saneamento do Brasil, a companhia consolidou sua estratégia na região Norte.

Leandro Fonseca/Exame

Apesar do investimento significativo, a obra, no entanto, não se traduzirá em melhorias visíveis a tempo da Conferência do Clima.

Max Alencar/Ascom Cosanpa/Divulgação

O saneamento tem sido apontado como um dos mais críticos problemas de infraestrutura na capital paraense, que deve receber mais de 60 mil visitantes durante a COP.

./

No Pará, apenas 55% da população tem acesso à água tratada e somente 9,2% conta com coleta de esgoto.

Os índices de esgotamento sanitário do estado variam de 0% a 12%, dependendo da região — números muito abaixo da média nacional e de outros estados que já passaram por processos semelhantes.

Divulgação/Divulgação

Organizado pelo governo estadual, o leilão inicialmente estava dividido em quatro blocos regionais, com interesse confirmado de quatro grupos empresariais: Aegea, Azevedo e Travassos, Servpred e Consórcio Eldorado.

Getty Images/Getty Images

Conforme anunciou Rogério Santana, diretor de governança de licitações da B3, na abertura do leilão, o contrato a partir deste leilão prevê investimentos da ordem de R$ 15 bilhões, com meta de universalização do abastecimento de água até 2033.

Leandro Fonseca/Exame

Para Teresa Vernaglia, conselheira da Iguá Saneamento e da Marquise, as empresas enfrentam desafios já a partir da extensão do Pará, segundo maior Estado do país.

"O primeiro dos desafios é a extensão da área das concessões, que no Pará é muito grande. E este é um estado que possui regiões com baixa densidade populacional", conta.

Reprodução/null

Após a assinatura dos contratos, que deve ocorrer em até 120 dias, as empresas vencedoras passarão por um período de "operação assistida" de aproximadamente seis meses, explicou Teresa, durante o qual conhecerão a base de dados, a base de clientes e mobilizarão as equipes.

Leia mais: