ESG

Metade das emissões globais de carbono vêm de 36 empresas, aponta pesquisa

Da Redação

10 de março de 2025 às 09:56

Thinckstock/Thinkstock

Uma nova análise do "Carbon Majors Database" , desenvolvido pelo think tank climático InfluenceMap, com sede em Londres, revelou que um grupo reduzido de empresas é responsável pela maior parte das emissões mundiais de gases de efeito estufa.

Jono Brennan/ CC/

O estudo mostra que as companhias estatais dominam a lista dos principais emissores, superando significativamente as petroleiras e indústrias de gás natural de capital privado.

Aponta também que as estatais foram responsáveis pela maior volume (52%) das emissões globais em 2023.

Mekdet/Getty Images

Apenas 36 produtores de petróleo, gás, carvão e cimento contribuíram com mais da metade das liberações de gases CO₂ relacionadas a combustíveis fósseis no mundo.

SXC.Hu/

Entre as 20 maiores poluidores mundiais no banco de dados que embasou a pesquisa e rastreia emissões desde 1854 até 2023, 16 são empresas públicas.

Divulgado recentemente, o documento indica ainda que muitos dos grandes emissores mundiais aumentaram suas emissões em 2023 em comparação ao ano anterior.

Jason Lee/File Photo/Reuters

Esta é a primeira vez que o banco de dados inclui informações detalhadas sobre emissões de carvão da China, Rússia e várias outras nações, em vez de apenas dados em nível nacional.

Leandro Fonseca/Exame

Assim como em 2022, organizações chinesas lideraram o ranking entre as que mais contribuíram com emissões relacionadas a combustíveis fósseis, mantendo a posição do país como principal poluidor mundial.

Leia mais: