ESG

Nova plataforma de IA reduz falhas e aumenta eficiência de usinas solares

Sofia Schuck

14 de abril de 2025 às 10:56

Visoot Uthairam/Getty Images

A energia solar ganha cada vez mais relevância na matriz energética brasileira e uma inovação promete transformar sua gestão e eficiência. Hoje, se consolida como a segunda maior fonte de energia do país: representa 22% da geração e está em plena expansão em 2025.

NanoStockk/Getty Images

A SolarCore, plataforma recém-lançada pelos empresários Marcelo Maturano e João Maia, utiliza inteligência artificial para monitorar múltiplas usinas solares em tempo real, prevendo irregularidades antes que afetem a produção e ajudando na tomada de decisão.

Lead Energy/Divulgação

No setor onde cada minuto de inatividade representa um enorme prejuízo financeiro, a nova tecnologia se apresenta como uma solução para um dos principais desafios das companhias: minimizar a inação da operação e ao mesmo tempo maximizar o retorno de investimentos.

bymuratdeniz/iStockphoto

O diferencial da plataforma está no uso de "agentes de inteligência artificial", sistemas que vão além da simples resposta a comandos e prompts, explicou Marcelo. "Enquanto uma IA comum responde a perguntas, um sistema mais avançado é capaz de fazer previsões e interagir".

null/

Para além do monitoramento técnico a plataforma também calcula o retorno financeiro de cada projeto e fornece orientações específicas sobre como atuar em situações de falha, ajudando na relação entre integrador e cliente.<br />

RyanJLane/Getty Images

Embora seja voltada principalmente para empresas do setor, a solução também pode monitorar paineis solares em residências.

Leia mais em EXAME ESG