18 de agosto de 2025 às 15:39
Os programas de sócio-torcedor dos clubes de todo o mundo têm se transformado em fundamentais fontes de receitas, capazes de se equivalerem aos valores de um patrocínio máster.
Até 20 anos atrás, quase não se falava em sócio-torcedor. Isso teve um boom a partir dos anos 2000, e o principal benefício até então era a promoção na compra de ingressos, com descontos e bilheterias exclusivas.
A explosão desses programas se deu principalmente após a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, com a modernização e construção das novas arenas.
Em fevereiro de 2025, após o anúncio oficial da volta de Neymar Jr, o Santou saltou de 45 mil associados para aproximadamente 70 mil. O aumento foi impulsionado pelo retorno do craque, mas o clube já vinha, desde 2024, trabalhando para aperfeiçoar o Sócio Rei.
No Sul do país, um dos cases de maior sucesso vem do Internacional, primeiro clube do país a chegar aos 100 mil sócios, em 2009, e também pioneiro ao dar aos associados o direito a voto nas eleições presidenciais.