Invest

Banco Central suspende mais três instituições financeiras após ataque hacker

Juliana Alves

7 de julho de 2025 às 13:18

Leandro Fonseca/Exame

O Banco Central suspendeu as operações de Pix de três instituições financeiras por envolvimento com um ataque cibernético contra a C&M Software. Brasil Cash, S3 Bank e Voluti Gestão Financeira foram afetadas.

Rafael Henrique/SOPA/Getty Images

A Transfeera informou que suas operações seguem normalmente, mas o Pix foi desconectado como medida preventiva. A empresa está colaborando com as autoridades para restabelecer a funcionalidade.

Getty Images/

A Voluti bloqueou transações suspeitas ao identificar fraudes e devolveu valores por meio do Mecanismo Especial de Devolução (MED). A empresa garantiu que os dados dos clientes não foram comprometidos.

ArtMarie/Getty Images

O ataque cibernético, ocorrido em 1º de julho, atingiu a infraestrutura da C&M Software, afetando o Pix em várias instituições. A Polícia Civil do estado de São Paulo afirmou que nem o Banco Central nem pessoas físicas foram impactados.

Getty Images/

A investigação está em andamento, com um suspeito preso na sexta-feira, 4. João Nazareno Roque, ex-empregado da C&M Software, foi detido por fornecer acesso a dados em troca de R$ 15 mil.

Banco Central suspende mais três instituições financeiras após ataque hacker