8 de maio de 2025 às 12:28
Bill Gates, bilionário e fundador da Microsoft (MSFT), anunciou nesta quinta-feira, 8, que irá doar quase toda sua fortuna nos próximos 20 anos. Seu foco será ajudar os mais necessitados com US$ 200 bilhões por meio da Fundação Gates até o dia 31 de dezembro de 2045.
Em seu site oficial, Gates publicou que não pretende "morrer rico". “As pessoas dirão muitas coisas sobre mim quando eu morrer, mas estou determinado a que ‘ele morreu rico’ não seja uma delas", disse.
Gates ainda explicou que, dada a gravidade dos problemas urgentes que precisam ser resolvidos, ele não vê sentido em reter recursos que poderiam ser usados para auxiliar as pessoas ao redor do mundo.
Com críticas veladas à redução dos fundos destinados à ajuda internacional pelo presidente Donald Trump, Gates destacou que as principais nações ricas, como os Estados Unidos, o Reino Unido e a França, estão diminuindo suas contribuições para a ajuda internacional.
O filantropo alertou que essa mudança de postura pode afetar negativamente o combate a doenças preveníveis, como pólio, malária e sarampo, além de agravar o problema da pobreza em várias regiões.