Invest

Criminalidade em alta: Onda de roubos em São Paulo já pressiona margem da Raia Drogasil

Carolina Ingizza

8 de maio de 2025 às 12:49

RD Saúde/Divulgação

A RD Saúde, dona da rede de farmácias Raia Drogasil, registrou um aumento nas perdas por furtos e roubos em suas lojas, com destaque para o estado de São Paulo, onde o problema tem sido mais acentuado.

Sergio Moraes/Reuters

“É de fato um vale”, afirmou o presidente da empresa, Renato Raduan, ao explicar a margem bruta abaixo de 27% está nos menores patamares já registrados pela companhia. A queda foi de 0,6 ponto percentual em relação ao mesmo período de 2024, para 26,6%.

RD Saúde/Divulgação

Medicamentos de alto valor, como os à base de semaglutida (Ozempic e Wegovy), além de dermocosméticos, estão entre os principais alvos. As ações da RD Saúde fecharam em queda de quase 15% no pregão de quarta-feira, 7, o menor nível desde setembro de 2019.

Lia Lubambo/EXAME.com/

Segundo o executivo, o avanço da criminalidade tem sido percebido em diversas regiões do país, mas foi mais significativo em São Paulo. “No Norte, Nordeste e no Sul a oscilação é marginal, mas no Sudeste — especialmente em SP — houve um incremento mais relevante".

Leandro Fonseca/Exame

Para conter a criminalidade, o CEO disse que a RD Saúde adotou em 2024 um plano de ação robusto. Entre as medidas adotadas estão a limitação do estoque de produtos de alto valor, a reintrodução de barreiras físicas, e o jateamento de embalagens com mensagens de rastreabilidade.

Criminalidade em alta: Onda de roubos em São Paulo já pressiona margem da Raia Drogasil