30 de junho de 2025 às 10:24
A subsidiária da Embraer, Eve Air Mobility, fechou um memorando de entendimento para a venda de até 50 aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical (eVTOLs) na Costa Rica.
O acordo envolve a Aerosolutions — responsável pelo desenvolvimento da Aeros Electric Airlines — e a Bluenest, divisão de Mobilidade Aérea Avançada da espanhola Globalvia.
O objetivo é desenvolver um ecossistema de mobilidade aérea urbana no país, com foco inicial na região de Guanacaste, no Pacífico Norte, conectando aeroportos a resorts e áreas de ecoturismo por rotas de até 50 quilômetros.
Com mais de 3 milhões de turistas internacionais por ano, a Costa Rica é o principal destino da América Central.
Mas a malha rodoviária congestionada torna os deslocamentos longos, principalmente em regiões remotas. A proposta da Eve, subsidiária da Embraer, é reduzir esse tempo com táxis aéreos sustentáveis.
O acordo prevê que a Aerosolutions tenha acesso ao portfólio TechCare, da Eve, que oferece serviços integrados para operação, manutenção e suporte das aeronaves.
A parceria também abrange o desenvolvimento de infraestrutura, como vertiportos, em cooperação com a Bluenest.
Segundo Johann Bordais, CEO da Eve, a iniciativa é estratégica para reforçar a posição da Costa Rica como referência em turismo sustentável. “Nossas aeronaves contribuirão de forma relevante para transformar o transporte em regiões como Guanacaste”, afirma.