23 de janeiro de 2025 às 17:10
1 - O Sebrae, que já foi Cebrae, mudou seu nome em 1972, deixando de ser Centro Brasileiro de Assistência Gerencial à Pequena e Média Empresa, mas sempre mantendo seu foco no empreendedorismo.
2 - Até 1962, mulheres precisavam de autorização para trabalhar ou abrir negócios. Hoje, são 46% dos empreendedores no Brasil, e o Sebrae é um importante aliado na trajetória dessas empreendedoras.
3 - Mesmo durante a pandemia, o Sebrae apoiou o pequeno produtor rural com eventos como a Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos, que contou com a participação de Marcos Palmeira, destaque em orgânicos.
4 - Em parceria com a Turma da Mônica, o Sebrae lançou o projeto “Donas da Rua do Empreendedorismo”, com histórias que incentivam meninas a desenvolverem autoconfiança e habilidades empreendedoras.
5 - No Mato Grosso do Sul, 30 artesãs da etnia Ofaié participaram do Empretec, promovido pelo Sebrae, ganhando capacitação para transformar o artesanato indígena em fonte de renda sustentável.
6 - Na campanha “Desafios do Empreendedorismo”, o Sebrae usou memes famosos, como Travolta Confuso e Nazaré Confusa, para retratar com humor os desafios comuns enfrentados pelos empreendedores.
7 - Na COP 30, em 2025, o Sebrae levará ações para impulsionar o comércio local e gerar impacto positivo em Belém, destacando seu compromisso com soluções climáticas e o desenvolvimento sustentável.