12 de fevereiro de 2025 às 12:14
O governo federal lançou uma plataforma Contrata+Brasil, plataforma que facilita a conexão entre MEIs e órgãos públicos interessados na contratação de serviços.
A plataforma surge para destravar um mercado bilionário. Só em 2024, governos federal, estaduais e municipais gastaram quase R$ 6 bi com manutenção e pequenos reparos, mas menos de 1% foi para MEIs
Como funciona? O Contrata+Brasil funciona como um marketplace de serviços para órgãos públicos.
Na prática, prefeituras, estados e o governo federal cadastram suas demandas na plataforma, que notifica automaticamente os MEIs registrados na mesma área de atuação.
O órgão público lança a oportunidade de serviço na plataforma e os MEIs cadastrados recebem uma notificação por WhatsApp. Os interessados enviam uma proposta e o governo avalia as ofertas e define o contratado.
A plataforma está disponível para serviços de até R$ 12.545. Futuramente, o plano é expandir para pequenas empresas, agricultores familiares e cooperativas.
Entre os requisitos obrigatórios é o cadastro no SICAF, que pode ser feito gratuitamente no site do governo. Com essa etapa concluída, o MEI começará a receber notificações via WhatsApp sempre que surgir uma oportunidade.