23 de janeiro de 2025 às 16:35
A comunidade de pescadoras de Itapipoca, no Ceará, transformou sua realidade ao vender algas para a linha Mareô da L’Occitane au Brésil. O projeto trouxe renda fixa e valorização.
A colheita sustentável das algas é feita pela maré baixa, e as plantas são processadas localmente antes de seguirem para o fornecedor. O resultado melhora vidas e fomenta práticas sustentáveis.
Projetos como o “Coca-Cola dá um gás no seu negócio” capacitam empreendedoras para atender grandes empresas. Desde 2022, mais de 7 mil mulheres já foram treinadas em diversas regiões.
O Sebrae, com o programa Conexões Corporativas, promove pequenos negócios na cadeia de grandes empresas. Já impactou 1,6 milhão de empresários e gerou R$ 10 bilhões em negócios.
O Programa Semear, da Suzano, capacita comunidades em logística de madeira e empreendedorismo. Na segunda edição, 40 mulheres receberam apoio para desenvolver seus negócios.
Jardeline Braga, no RN, superou desafios no agronegócio. Com apoio do Sebrae, implementou tecnologia para gestão da fazenda e fornecimento de carnes a grandes redes.
A Kraft Heinz capacitou mulheres no Maranhão com o programa “Quando Eu Quero Acontece”, ajudando empreendedoras de alimentos com gestão, marketing e receitas criativas.