10 de abril de 2025 às 17:38
Após o sucesso das imagens no estilo Studio Ghibli criadas por inteligência artificial, agora é a vez da Turma da Mônica entrar na tendência. Mas, a brincadeira pode gerar "dor de cabeça" para a Mauricio de Sousa Estúdios (MSP).
Desde sexta-feira, 4, começaram a circular nas redes sociais ilustrações dos personagens de Mauricio de Sousa feitas com ferramentas como o ChatGPT.
As imagens, que imitam o traço tradicional dos quadrinhos da Mauricio de Sousa Estúdios, são resultados de comandos de texto — os chamados prompts — inseridos por usuários em plataformas de IA generativa.
Procurada pela EXAME, a MSP esclareceu, por meio de nota, que não autoriza o uso de suas criações em materiais que violem direitos autorais ou estejam vinculados a mensagens de ódio, notícias falsas ou comportamentos que contrariem os valores da companhia.
A empresa reforçou seu compromisso com a qualidade e com as inovações tecnológicas, tendo a ética como prioridade. Segundo a empresa, a ferramenta de IA pode ser usada como aliada na criação de conteúdo, desde que tenha papel complementar — e não substitua o trabalho artístico.