Tecnologia

Apple transporta 600 toneladas de iPhones da Índia para os EUA para evitar tarifas de Trump

Da Redação

10 de abril de 2025 às 10:24

null/

A Apple transferiu parte da produção de iPhones para a Índia devido às tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China. A mudança visa evitar tarifas elevadas impostas pelo governo de Donald Trump sobre produtos chineses.

Amanz /Unsplash

A operação foi facilitada pelo transporte de 600 toneladas de iPhones, cerca de 1,5 milhão de unidades, da Índia para os EUA. Isso faz parte de uma estratégia para aumentar o estoque da empresa em seu maior mercado, os Estados Unidos.

null/

A transferência para a Índia busca evitar o aumento de preços nos iPhones devido às tarifas de 125% sobre produtos chineses. Modelos como o iPhone 16 Pro Max poderiam ter um aumento de até US$ 700, segundo analistas.

Designed by/Freepik

Além da produção, a Apple fez lobby para agilizar a liberação das mercadorias na alfândega de Chennai. O tempo de espera foi reduzido de 30 para 6 horas, criando um "corredor verde" para facilitar o processo.

AFP/AFP

A Índia agora responde por cerca de 20% das importações de iPhones para os EUA, enquanto a China ainda lidera a produção. A Apple também considera expandir a montagem de iPhones no Brasil, conforme revelado pela EXAME.

Apple transporta 600 toneladas de iPhones da Índia para os EUA para evitar tarifas de Trump