EXAME Agro

Gripe aviária: funcionário de granja com sintomas de gripe está em isolamento

Trabalhador teve contato com aves infectadas e aguarda resultado dos exames, diz Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul

 (Freepik/Freepik)

(Freepik/Freepik)

Publicado em 20 de maio de 2025 às 15h46.

O funcionário da granja de Montenegro, no Rio Grande do Sul, onde foi confirmado o primeiro caso de gripe aviária na sexta-feira, 16, apresentou sintomas gripais e está em isolamento domiciliar. A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde do Estado (SES) nesta terça-feira, 20.

Segundo a nota, o funcionário teve contato com aves doentes. Desde a última sexta-feira, a Secretaria informa que trabalhadores da granja de Montenegro e do Zoológico de Sapucaia do Sul estão sendo monitorados para identificação de sinais e sintomas de gripe aviária, como sugere os protocolos estabelecidos para vigilância da doença.

A equipe médica que atendeu o trabalhador coletou amostras, que foram encaminhadas ao laboratório de referência nacional para vírus respiratórios da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. O resultado é esperado ainda nesta semana.

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) afirmou, em comunicado nesta terça-feira, que o risco de infecção por gripe aviária em humanos é considerado baixo:

“A transmissão ocorre predominantemente em pessoas com contato próximo e frequente com aves ou mamíferos infectados, vivos ou mortos. A doença não é transmitida pelo consumo de alimentos bem cozidos ou preparados adequadamente, e a transmissão entre pessoas é extremamente limitada”, diz a nota.

Segundo a SES, a partir da confirmação de infecção em animais, pessoas que tiveram contato próximo com esses animais passam a ser monitoradas por um período de 10 dias, desde que estejam assintomáticas.

“Para que um caso humano seja oficialmente considerado suspeito, é necessário que haja, simultaneamente, evidência clínica (presença de sintomas) e epidemiológica. Isso inclui exposição a animais infectados ou a seus restos mortais”, afirma a Secretaria.

Gripe aviária no Brasil

Um novo caso suspeito de gripe aviária, desta vez em Eldorado dos Carajás, no Pará, passou a ser investigado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Com isso, as autoridades sanitárias analisam agora cinco possíveis focos da doença.

A informação foi divulgada pelo Mapa nesta terça-feira. Dos cinco casos em investigação, dois são em granjas comerciais, localizadas em Ipumirim (SC) e Aguiarnópolis (TO).

Os demais, incluindo o do Pará, são de produção familiar para subsistência e se encontram em Estância Velha (RS) e Salitre (CE).

Até segunda-feira, havia sete casos suspeitos sob investigação, mas, no fim do dia, três foram descartados para gripe aviária.

As propriedades ficam em Gracho Cardoso (SE), Nova Brasilândia (MT) e Triunfo (RS). A expectativa é de que novos resultados sejam divulgados ainda hoje.

Acompanhe tudo sobre:Gripe aviáriaRio Grande do SulJornada de trabalhoAgronegócio

Mais de EXAME Agro

Inpasa e Amaggi anunciam joint venture para investir R$ 7,5 bilhões em etanol de milho no MT

Etanol brasileño podrá ser utilizado en la flota naval de Noruega

Brazilian ethanol could be used in the Norwegian ships, says Ambassador

Etanol no navio: combustível brasileiro poderá ser usado na frota da Noruega