Brasil

Abreu e Lima envolveu 318 contratos, diz Foster

Foram firmados ainda 343 aditivos, segundo a presidente da Petrobras


	A CPI da Petrobras no Senado ouve a presidente da estatal, Graça Foster
 (Antonio Cruz/ABr)

A CPI da Petrobras no Senado ouve a presidente da estatal, Graça Foster (Antonio Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de maio de 2014 às 14h53.

Brasília - A presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, afirmou nesta terça-feira, 27, que a estatal firmou 318 contratos e 343 aditivos na refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco. Ela disse que nem todos os aditivos são para aumento de valores e que a sua análise é complexa.

"A depender do valor, são aprovados pelo gerente, pelo gerente-executivo, pelo gerente-geral, nunca por um diretor sozinho", declarou, durante audiência na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado que apura denúncias de irregularidades na petroleira.

"Existe uma aprovação conjunta. A execução é de responsabilidade da Rnest (Abreu e Lima)." Ela disse ainda que o porto de Suape não funcionaria sem aportes da Petrobras, que na região também incluem investimentos em rodovias.

Por último, ela disse que o conselho de Abreu e Lima foi "por muito tempo" presidido pelo ex-diretor de abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, atualmente investigado pela operação Lava Jato, da Polícia Federal e que chegou a ser preso em março.

Na semana passada, depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou o envio do processo à Corte, Costa foi solto.

Venezuela

Graça lembrou que a construção da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, previa inicialmente a participação da venezuelana PDVSA no empreendimento, mas a parceria não prosperou.

Ela disse também que a relação estratégica da Petrobras com a PDVSA era importante."Era conveniente a Petrobras fortalecer presença na Venezuela, e vice-versa", disse. Graça disse que a empresa "sente falta" da PDVSA em Abreu e Lima e a sociedade traria "algumas reduções de custo".

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEstatais brasileirasEmpresas estataisPetrobrasCapitalização da PetrobrasPetróleoIndústria do petróleoMulheres executivasExecutivos brasileirosCombustíveisGraça Foster

Mais de Brasil

Fachin se encontra com Papa Leão XIV no Vaticano antes de assumir presidência do STF

Brasil enfrenta onda de tempestades com risco de tornados nesta semana

Aviação brasileira supera número de passageiros do pré-pandemia em 8,5% e dá força a novos destinos

Dia do Gaúcho: por que 20 de setembro é considerado feriado no Rio Grande do Sul