"Operação da PF: reações de aliados de Bolsonaro após decisão judicial sobre tornozeleira eletrônica (Nelson Almeida/AFP Photo)
Redatora
Publicado em 18 de julho de 2025 às 10h15.
Última atualização em 18 de julho de 2025 às 11h55.
Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro manifestaram, nesta sexta-feira, 18, sua reação à operação da Polícia Federal, que resultou no cumprimento de mandados de busca e apreensão e na determinação de uso de tornozeleira eletrônica.
O senador Jorge Seif (PL-SC), amigo dos filhos do ex-presidente, citou a carta divulgada ontem pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que critica justamente o cerco judicial contra Bolsonaro.
“Quando Trump afirma que o Regime instalado no BR persegue Bolsonaro, não exagera. A operação da PF hoje contra JB, motivada por uma ação do PT, sob relatoria de Alexandre de Moraes, com parecer favorável da PGR visa proibi-lo de usar redes sociais, acessar embaixadas, usar tornozeleira e outros absurdos. Que país é esse?”, disse.
Quando Trump afirma que o Regime instalado no BR persegue Bolsonaro, não exagera. A operação da PF hoje contra JB, motivada por uma ação do PT, sob relatoria de Alexandre de Moraes, com parecer favorável da PGR visa proibi-lo de usar redes sociais, acessar embaixadas, usar…
— 🇧🇷 Jorge Seif Junior (@jorgeseifjunior) July 18, 2025
O Deputado Federal Sóstenes Cavalcante classificou como “censura” a operação realizada contra Bolsonaro.
Colocaram tornozeleira em Bolsonaro.
Mas não há crime, não há condenação, não há prova.Só há um “delito”: enfrentar o sistema.
Agora ele está proibido de:
• usar redes sociais
• sair de casa à noite
• falar com embaixadores
• conversar com aliadosIsso não é justiça. É…
— Sóstenes Cavalcante (@DepSostenes) July 18, 2025
Ciro Nogueira, presidente do Partido Progressista (PP), saiu em defesa do ex presidente dizendo que “ ele jamais sairia do país e não representa, como nunca representou, nenhum risco para a sociedade”.
Eu lamento a decisão profundamente. Na prática, é como se o presidente Bolsonaro, que é um homem de bem, já estivesse cumprindo a pena antes do julgamento. Ele jamais sairia do país e não representa, como nunca representou, nenhum risco para a sociedade.
Dezenas de milhões de…
— Ciro Nogueira (@ciro_nogueira) July 18, 2025
O PL, por sua vez, manifestou "estranheza e repúdio diante da ação da Polícia Federal realizada nesta sexta".
"Se o presidente Bolsonaro sempre esteve à disposição das autoridades, o que justifica uma atitude dessa? O PL considera a medida determinada pelo Supremo Tribunal Federal desproporcional, sobretudo pela ausência de qualquer resistência ou negativa por parte do presidente Bolsonaro em colaborar com todos os órgãos de investigação", escreveu o partido em seu perfil oficial no X (antigo Twitter).
Nota Oficial
O Partido Liberal manifesta estranheza e repúdio diante da ação da Polícia Federal realizada nesta sexta-feira (18), que incluiu mandados de busca na residência do presidente Jair Bolsonaro e na sala que ocupa na sede nacional do partido. 🧵
— Partido Liberal - PL 22 (@plnacional_) July 18, 2025