Brasil

Apenas 13% dos brasileiros têm acesso à coleta seletiva

As regiões Sudeste e Sul representam, segundo a Pesquisa Ciclosolf 2014, 81% do total de municípios com programas de coleta

Coleta seletiva: atualmente, 927 cidades praticam algum tipo de coleta (epSos.de/Creative Commons/Flickr)

Coleta seletiva: atualmente, 927 cidades praticam algum tipo de coleta (epSos.de/Creative Commons/Flickr)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de setembro de 2014 às 16h56.

São Paulo - Desde que a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) foi aprovada, em 2010, o número de cidades do Brasil que fazem coleta seletiva mais que dobrou, com um aumento de 109%.

Porém, apenas 13% dos cidadãos brasileiros têm acesso a esses programas, revela a Pesquisa Ciclosolf 2014, divulgada nesta quarta-feira (17/09).

Realizado a cada dois anos pelo Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE), o estudo traça um panorama das práticas de coleta seletiva nos municípios brasileiros.

Atualmente, 927 cidades praticam algum tipo de coleta - o que representa 17% do total de municípios -, mas apenas 28 milhões de pessoas conseguem usar o serviço.

Para Victor Bicca, presidente da CEMPRE, o aumento no número de cidades com programas de coleta seletiva representa avanço na implantação dessas iniciativas, porém, ainda é preciso evoluir muito para garantir acesso a mais pessoas.

As regiões Sudeste e Sul representam, segundo o estudo, 81% do total de municípios com programas de coleta, enquanto o Nordeste é responsável por 10% do total, o Centro-Oeste representa 7% e a Norte tem a menor taxa de adesão ao programa, com apenas 2% do total.

De acordo com a pesquisa, 80% das cidades utilizam o modelo de coleta porta-a-porta e 45% delas possuem Postos de Entrega Voluntária.

Além disso, 76% dos municípios contratam cooperativas de catadores para auxiliar na coleta.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasLixoMeio ambienteReciclagem

Mais de Brasil

Defesa de Bolsonaro diz estar 'surpresa' com ordem de prisão de domiciliar

'Estou inconformado', diz Valdemar da Costa Neto sobre prisão domiciliar de Bolsonaro

'Não vi problema em postar': Flávio diz que Moraes responsabilizou Bolsonaro por ações de terceiros