Brasil

Às vésperas do Brics, Brasil realiza primeira exportação de carne bovina para o Vietnã

O marco para o setor foi resultado direto da missão oficial brasileira ao país asiático realizada em março deste ano e foi celebrado em uma reunião bilateral no Rio de Janeiro

Em gesto simbólico, Lula, Phạm Minh Chính e Fávaro assinaram uma caixa representando o lote inaugural da proteína brasileira destinada ao país asiático (Gov/Divulgação)

Em gesto simbólico, Lula, Phạm Minh Chính e Fávaro assinaram uma caixa representando o lote inaugural da proteína brasileira destinada ao país asiático (Gov/Divulgação)

Sofia Schuck
Sofia Schuck

Repórter de ESG

Publicado em 5 de julho de 2025 às 21h00.

Última atualização em 5 de julho de 2025 às 21h26.

O presidente Lula recebeu o primeiro-ministro vietnamita Phạm Minh Chính no Rio de Janeiro em uma reunião bilateral neste sábado, 5, às vésperas do Brics.

O motivo? celebrar um marco histórico para o setor do agronegócio: a primeira exportação de carne bovina brasileira para o Vietnã.

Em gesto simbólico, Lula, Phạm Minh Chính e o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, assinaram uma caixa representando o lote inaugural da proteína brasileira destinada ao país asiático e celebraram a abertura nas relações comerciais. 

A conquista foi resultado direto da missão oficial brasileira ao Vietnã realizada em março deste ano, quando foram conduzidas negociações com as principais autoridades locais. O primeiro carregamento é composto por 27 toneladas de patinho, que será embarcado pelo Porto de Santos.

"A abertura do mercado vietnamita para nossa carne bovina, aliada ao intercâmbio de pescados e arroz vietnamitas, comprova que o compromisso mútuo gera resultados efetivos. Continuaremos expandindo esta parceria estratégica para criar mais oportunidades aos nossos produtores", afirmou o ministro em nota. 

Perspectivas de cooperação

O primeiro-ministro vietnamita também destacou a importância do avanço bilateral e agradeceu a dedicação intensa em prol da cooperação agrícola. "Esta conquista representa um resultado muito significativo de nossos encontros anteriores. É gratificante constatar que, a cada nova reunião, conseguimos progredir com mais produtos e resultados tangíveis", disse.

Fávaro também parabenizou o Vietnã por sua recente entrada no Brics como país parceiro, enfatizando as novas perspectivas comerciais que se abrem entre as duas nações com esta aproximação multilateral.

Acompanhe tudo sobre:AgronegócioBrasilAgropecuáriaBrics

Mais de Brasil

Eleição do PT em Minas é adiada após decisão judicial garantindo deputada como candidata

Moraes teve 'sabedoria' ao levar aumento do IOF para conciliação, diz Alckmin

Brasil assina carta de intenções com gigante chinesa de energia que envolve minerais nucleares

Fórum Empresarial do Brics: Lula defende comércio multilateral dos países emergentes