Brasil

Bolsonaro encaminha ao Senado recondução de Augusto Aras na PGR

Anúncio foi feito pelo Twitter; escolha tem que ser confirmada pelo Senado

Jair Bolsonaro e o procurador-geral da república, Augusto Aras (Isac Nóbrega/PR/Flickr)

Jair Bolsonaro e o procurador-geral da república, Augusto Aras (Isac Nóbrega/PR/Flickr)

AO

Agência O Globo

Publicado em 20 de julho de 2021 às 15h55.

Última atualização em 20 de julho de 2021 às 16h13.

O presidente Jair Bolsonaro anunciou que encaminhou ao Senado a recondução de Augusto Aras ao cargo de procurador-geral da República. O mandato de Aras, de dois anos, só vence em setembro.

"Encaminhei ao Senado Federal mensagem na qual proponho a recondução ao cargo de Procurador-Geral da República o Sr. Antônio Augusto Aras", escreveu Bolsonaro em sua conta no Twitter.

Em quase dois anos no comando da instituição, Aras enfrentou diversas crises internas e cobranças sob acusação de ser omisso na fiscalização do presidente Jair Bolsonaro, principalmente referente à pandemia da covid-19. Tramita no Conselho Superior do Ministério Público Federal até mesmo um pedido de investigação contra Aras por suspeitas de omissões no exercício da função.

O anúncio foi feito por Bolsonaro em meio a articulações feitas por Aras junto a senadores pela vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Bolsonaro indicou o advogado-geral da União André Mendonça para o posto, mas seu nome ainda será analisado pelo Senado. Nos bastidores, senadores do MDB defendiam que fosse viabilizado o nome de Aras no lugar de André Mendonça.

Pela segunda vez, Bolsonaro não aceitou a lista tríplice elaborada pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) com sugestões para o cargo. Não existe obrigação legal de seguir a lista, mas os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB) aceitaram, em seus mandatos, os nomes escolhidos pela categoria.

  • Fique por dentro das principais notícias do Brasil e do mundo. Assine a EXAME
Acompanhe tudo sobre:Augusto ArasJair BolsonaroPGR - Procuradoria-Geral da RepúblicaSenado

Mais de Brasil

Não é só Bolsonaro: 13,5% das prisões do Brasil são domiciliares com uso de tornozeleira eletrônica

Quais são as 10 cidades mais violentas do Brasil? Veja ranking

Quais são as 10 estados mais violentos do Brasil? Veja ranking

'Se ele estiver trucando, vai tomar um seis', diz Lula sobre tarifa de Trump