Brasil

Câmara aprova projeto que obriga sites de jogos a emitirem alertas a crianças e classificação etária

Proposta afirma que mensagens seriam determinadas pelo Ministério da Saúde

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 28 de maio de 2025 às 20h49.

Tudo sobreGoverno Lula
Saiba mais

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que altera o Código de Defesa do Consumidor e obriga sites e aplicativos de jogos virtuais a estamparem mensagens de riscos a saúde de crianças e adolescentes.

Os alertas devem também ser emitidos em propagandas de TV e vídeos, como ocorre com publicidades de medicamentos e campanhas contra a dengue. A matéria vai ao Senado.

O texto afirma que “a publicidade relativa a jogos eletrônicos, aplicações de internet e dispositivos eletrônicos destinados predominantemente ao consumo de conteúdos audiovisuais ou ao acesso a aplicações de internet conterá”:

  • classificação etária indicativa;
  • advertência, na forma de frases estabelecidas pelo órgão federal competente, usadas sequencialmente, de forma simultânea ou rotativa, alertando sobre os riscos potenciais do uso excessivo do produto ou serviço por crianças e adolescentes.

A proposta foi relatada pela deputada Duda Salabert (PDT-MG), que destacou no parecer como as crianças “passaram muito cedo a ter acesso fácil a coisas que não têm maturidade para entender. São submetidas a estímulos que podem ser comparados aos efeitos de narcóticos, com a liberação de dopamina e outros neurotransmissores quando são reforçadas por “curtidas” ou recebem “atualizações”.

Acompanhe tudo sobre:Jogos onlineseguranca-digitalCriançasCâmara dos Deputados

Mais de Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, número de fumantes cresce no Brasil

Onze das 17 vítimas de acidente com ônibus em Pernambuco são identificadas

Acidente em Pernambuco: com 17 mortos, ônibus levava mais passageiros que permitido

Ônibus que capotou em Pernambuco levava mais passageiros do que o informado