Brasil

Chefe da Comunicação de Onyx Lorenzoni deixa a Casa Civil

Saída de Lopes ocorre depois de um processo de esvaziamento do ministério de Lorenzoni, com a retirada do PPI de sua responsabilidade

Onyx: ministro vem perdendo poder desde 2019 (Adriano Machado/Reuters)

Onyx: ministro vem perdendo poder desde 2019 (Adriano Machado/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 31 de janeiro de 2020 às 09h48.

Última atualização em 31 de janeiro de 2020 às 09h48.

Brasília — O chefe da Comunicação da Casa Civil, Gustavo Chaves Lopes, que assessora diretamente o ministro da pasta, Onyx Lorenzoni, pediu demissão do cargo.

A saída de Lopes ocorre depois de um processo de esvaziamento do ministério de Lorenzoni, com a retirada do Programa de Parcerias e Investimento (PPI) de sua responsabilidade e com a dupla demissão de Vicente Santini, primeiro do cargo de secretário executivo e depois da função de assessor na pasta.

Santini irritou o presidente Jair Bolsonaro por ter usado avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para "voo particular" a Davos e Nova Délhi.

A exoneração "a pedido" de Lopes está publicada no Diário Oficial da União (DOU) em edição extra desta quinta-feira, 30. Para o seu lugar, foi nomeado Mateus Colombo Mendes.

Diante da desidratação de sua pasta, Lorenzoni decidiu antecipar seu retorno de um período de férias e, segundo apurou o Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, tem a expectativa de se reunir ainda nesta sexta-feira, 31, com Bolsonaro. Oficialmente, o ministro só voltaria ao trabalho na segunda-feira (3), após duas semanas nos Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:Ministério da Casa CivilOnyx LorenzoniGoverno Bolsonaro

Mais de Brasil

Fuvest abre inscrições para vestibular 2026 com 8 mil vagas; veja cronograma

'Não existe possibilidade de recuar um milímetro', diz Alexandre de Moraes ao Washington Post

Congresso analisa esta semana projetos para proteger infância na rede

Federação critica lei que desobriga Petrobras de operar todo o pré-sal