Brasil

Com feriado, cidade de São Paulo alcança taxa de isolamento de 52%

Apesar de ser o melhor resultado desde março, o índice ainda está bem abaixo de 70%, que as autoridades de saúde do estado consideram ideal

São Paulo: cidade está em megaferiado para aumentar a taxa de isolamento (Rubens Chaves/Divulgação)

São Paulo: cidade está em megaferiado para aumentar a taxa de isolamento (Rubens Chaves/Divulgação)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 22 de maio de 2020 às 16h02.

Última atualização em 22 de maio de 2020 às 16h57.

A taxa de isolamento social na capital paulista na quinta-feira, 21, ficou em 52%, melhor índice para uma quinta desde março. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 22, pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social, e é resultado do feriadão decretado pelas autoridades municipais para tentar frear o avanço do coronavírus na cidade.

No estado, a taxa foi menor, de 49%, uma vez que as demais cidades não anteciparam o feriado, como foi feito na capital. Na noite desta quinta, entretanto, a Assembleia Legislativa aprovou projeto de lei que antecipa para a próxima segunda-feira, 25, o feriado da Revolução Constitucionalista, de 1932, que é comemorado no estado em 9 de julho. Esse feriado valerá para todo o estado, incluindo também a capital, criando um fim de semana prolongado.

Nesta sexta, 22, intervalo entre os feriados, a capital está em ponto facultativo, e parte do comércio está aberta. Se o índice se mantiver superior a 50%, esta terá sido a melhor semana desde a segunda semana da quarentena, em 29 de março. Na quarta, primeiro dia do feriado, a taxa foi de 51%.

O índice, entretanto, ainda está bem abaixo do que as autoridades de saúde do estado consideram como ideal: 70%. Na semana que vem, após o feriadão, prefeitura e governo do estado devem anunciar as mudanças da atual quarentena, que acaba no dia 31.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusSão Paulo capital

Mais de Brasil

Não é só Bolsonaro: 13,5% das prisões do Brasil são domiciliares com uso de tornozeleira eletrônica

Quais são as 10 cidades mais violentas do Brasil? Veja ranking

Quais são as 10 estados mais violentos do Brasil? Veja ranking

'Se ele estiver trucando, vai tomar um seis', diz Lula sobre tarifa de Trump