Brasil

Comissão da Câmara aprova vagões só para mulheres em horário de pico

Proposta que obriga empresas de trens e metrôs a reservarem vagões preferenciais às mulheres e crianças ainda deve passar por três comissões e pelo Plenário

Metrô: empresas podem ser obrigadas a reservar vagões exclusivos para mulheres e crianças (Victoria Saça/Metrô/Divulgação)

Metrô: empresas podem ser obrigadas a reservar vagões exclusivos para mulheres e crianças (Victoria Saça/Metrô/Divulgação)

BC

Beatriz Correia

Publicado em 2 de agosto de 2019 às 18h55.

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou proposta que obriga empresas de transporte ferroviário e metroviário a destinarem vagões preferenciais às mulheres e crianças nos horários de pico.

O texto insere dispositivo na Lei de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/12).

O texto foi aprovado na forma de substitutivo apresentado pelo relator, deputado Marcelo Nilo (PSB-BA), ao Projeto de Lei 6758/06 e apensados.

“Destinar um vagão exclusivo às mulheres nos horários de pico em trens e metrôs mostra-se coerente com a necessidade de apoio a possíveis vítimas de atentado ao pudor no ambiente público dos veículos de transporte coletivo”, disse.

Tramitação

A proposta ainda será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário.

Acompanhe tudo sobre:CriançasMetrôsMulheresTrens

Mais de Brasil

Revalida divulga resultado de recursos para atendimento especializado

Com segurança reforçada, Alexandre de Moraes recebe homenagem no Tribunal de Contas de SP

Nova onda de frio terá ciclone e 'chuva congelada' no Brasil; veja quando começa

São Paulo terá chuva, rajadas de vento e temperatura de 6 ºC; Defesa Civil emite alerta