Brasil

Constrangido, Temer busca plano B para Ministério do Turismo

Eventual indicação de Marx Beltrão para a pasta perdeu força nas últimas horas


	Temer deve mudar nomeação do Ministério do Turismo para evitar novos desgastes
 (Ueslei Marcelino/Reuters)

Temer deve mudar nomeação do Ministério do Turismo para evitar novos desgastes (Ueslei Marcelino/Reuters)

Marcelo Ribeiro

Marcelo Ribeiro

Publicado em 21 de julho de 2016 às 16h37.

São Paulo – A escolha de um substituto para Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) no Ministério do Turismo está dando dor de cabeça para o presidente interino Michel Temer (PMDB). O favorito para assumir o comando da pasta era o deputado Marx Beltrão (PMDB-AL), afilhado político do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

A nomeação de Beltrão perdeu força nas últimas horas, porque Temer estaria sendo pressionado a recuar.  Beltrão é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por falsidade ideológica. O deputado é acusado de fraudar a quitação previdenciária da cidade de Coruripe, entre 2010 e 2011, quando era prefeito do município alagoano. Ele nega as acusações.

“Estou sendo alvo de um pseudo escândalo. A ação em curso é improcedente. Não houve prejuízo aos cofres públicos e já prestei todos os esclarecimentos”, defendeu-se Beltrão.

EXAME.com apurou que as denúncias causaram constrangimento e preocupação no Palácio do Planalto. Temer já estaria buscando novas opções para o cargo. “No momento, a indicação de Beltrão está na geladeira”, classificou uma fonte sobre a situação de Beltrão.

O presidente em exercício estaria evitando nomeações que pudessem representar uma agenda negativa para o governo. Vale lembrar que
Henrique Eduardo Alves pediu demissão em junho depois de ser alvo de suspeitas relacionadas à Operação Lava Jato.

Por meio de sua assessoria de imprensa, o deputado reiterou que as matérias publicadas sobre o tema se baseiam em especulações, e não em posicionamentos oficiais.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosPolíticos brasileirosPolítica no BrasilMichel TemerMDB – Movimento Democrático BrasileiroSupremo Tribunal Federal (STF)Ministério do TurismoHenrique Alves

Mais de Brasil

Após condenação, defesa de Bolsonaro diz ajuizará recursos até em 'âmbito internacional'

Lula diz que governo vai 'trabalhar contra a anistia' discutida no Congresso

Governo Lula reage à ameaça de secretário de Trump após condenação de Bolsonaro: 'Não intimidarão'

PL e aliados criticam condenação de Bolsonaro pelo STF e declaram apoio ao ex-presidente