Brasil

Depois de anunciar novas medidas de segurança, BC notifica 2 novos ataques hacker

E2 Pay e Banco Triângulo foram invadidos e tiveram contas roubadas

Ataques ao Sistema Financeiro: Banco Central notifica duas novas invasões um dia após anunciar medidas de segurança  (Raphael Ribeiro/BC/Flickr)

Ataques ao Sistema Financeiro: Banco Central notifica duas novas invasões um dia após anunciar medidas de segurança (Raphael Ribeiro/BC/Flickr)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 7 de setembro de 2025 às 18h04.

Última atualização em 8 de setembro de 2025 às 11h13.

O Banco Central emitiu um novo alerta para dois novos ataques hacker no último sábado, 6. Segundo a autarquia, a E2 Pay e o Banco Triângulo foram alvos de invasões que subtraíram valores de correntistas das instituições. 

As ocorrências aconteceram no dia seguinte ao anúncio de novas medidas de segurança para o sistema financeiro nacional. O primeiro alerta, sobre a E2 Pay, ocorreu por volta das 14h20, e o segundo às 23h30, sobre o Banco Triângulo.

“Este comunicado tem caráter preventivo e emergencial, visando mitigar riscos, evitar novos prejuízos e preservar a integridade do sistema financeiro nacional”, diz o comunicado obtido pelo jornal Valor Econômico.

O segundo alerta, sobre o Banco Triângulo, tem o mesmo teor da outra mensagem. Por meio de nota, o  Banco Triângulo informou que a instituição sofreu um incidente de segurança digital no dia 6 de setembro, que resultou em transferências indevidas por PIX.

De acordo com o texto, uma parcela relevante das transações foi bloqueada pelas instituições destinatárias e não houve vazamento de dados cadastrais. "Desde então, a instituição reforçou protocolos de cibersegurança, ampliou o monitoramento em tempo real de suas operações e vem adotando todas as providências necessárias para garantir a estabilidade e segurança de seus sistemas", afirma o banco.

Procurada por email, a E2 Pay não retornou o contato de EXAME até a atualização desta matéria.

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralHackers

Mais de Brasil

De tadala à creatina: Anvisa proíbe 32 suplementos alimentares; veja lista completa

Gleisi Hoffmann reúne ministros para discutir estratégias contra projeto de anistia

STF retoma julgamento da trama golpista com expectativa de votos divergentes entre ministros

STF mantém alto nível de segurança para julgamento da trama golpista envolvendo Bolsonaro