Ataques ao Sistema Financeiro: Banco Central notifica duas novas invasões um dia após anunciar medidas de segurança (Raphael Ribeiro/BC/Flickr)
Redação Exame
Publicado em 7 de setembro de 2025 às 18h04.
Última atualização em 8 de setembro de 2025 às 11h13.
O Banco Central emitiu um novo alerta para dois novos ataques hacker no último sábado, 6. Segundo a autarquia, a E2 Pay e o Banco Triângulo foram alvos de invasões que subtraíram valores de correntistas das instituições.
As ocorrências aconteceram no dia seguinte ao anúncio de novas medidas de segurança para o sistema financeiro nacional. O primeiro alerta, sobre a E2 Pay, ocorreu por volta das 14h20, e o segundo às 23h30, sobre o Banco Triângulo.
“Este comunicado tem caráter preventivo e emergencial, visando mitigar riscos, evitar novos prejuízos e preservar a integridade do sistema financeiro nacional”, diz o comunicado obtido pelo jornal Valor Econômico.
O segundo alerta, sobre o Banco Triângulo, tem o mesmo teor da outra mensagem. Por meio de nota, o Banco Triângulo informou que a instituição sofreu um incidente de segurança digital no dia 6 de setembro, que resultou em transferências indevidas por PIX.
De acordo com o texto, uma parcela relevante das transações foi bloqueada pelas instituições destinatárias e não houve vazamento de dados cadastrais. "Desde então, a instituição reforçou protocolos de cibersegurança, ampliou o monitoramento em tempo real de suas operações e vem adotando todas as providências necessárias para garantir a estabilidade e segurança de seus sistemas", afirma o banco.
Procurada por email, a E2 Pay não retornou o contato de EXAME até a atualização desta matéria.