Brasil

A Maia, deputados pedem criação de Ministério da Segurança

Parlamentares se encontrarão com Temer nesta quarta-feira para propor medidas para melhorar o sistema penitenciário

Interino na presidência, Maia se reúne com deputados para discutir segurança pública (Ueslei Marcelino/Reuters)

Interino na presidência, Maia se reúne com deputados para discutir segurança pública (Ueslei Marcelino/Reuters)

Marcelo Ribeiro

Marcelo Ribeiro

Publicado em 10 de janeiro de 2017 às 15h59.

Última atualização em 10 de janeiro de 2017 às 18h50.

Brasília - Enquanto o deputado federal Jovair Arantes (PTB-GO) estava lançando sua candidatura à presidência da Câmara dos Deputados, o atual presidente da Casa Rodrigo Maia (DEM-RJ) - que ainda não formalizou sua candidatura, mas deve tentar a recondução ao cargo - estava reunido com deputados no Palácio do Planalto. Ele está na presidência interinamente, enquanto o presidente Michel Temer (PMDB) não retorna de Portugal.

Participaram da reunião Alberto Fraga (DEM-DF), Aluisio Mendes (PTN-MA), Capitão Augusto (PR-SP) e Major Rocha (PSDB-AC).

Na conversa, os parlamentares sugeriram a Maia a criação do Ministério da Segurança Pública. Eles ainda apresentaram um relatório atualizado da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Sistema Carcerário.

Na próxima quarta-feira (11), às 11h30, os deputados se encontrarão com Temer para propor medidas para melhorar o sistema penitenciário brasileiro. Além dos quatro parlamentares presentes nesta terça, participarão Laudivio Carvalho (SD-MG), Deputado Éder Mauro (PSD-PA) e Cabo Sabino (PR-CE).

Na conversa, também falarão sobre a criação de órgão para cuidar da segurança pública. Os massacres nos presídios de Manaus e Roraima fortaleceram a ideia dentro do Congresso. Tanto Maia quanto Rogério Rosso (PSD-DF) - que também concorre à presidência da Câmara - simpatizam com a proposta.

Nos bastidores, Temer também vê com bons olhos a criação da pasta. Há um obstáculo: um novo Ministério geraria gastos, o que seria incoerente ao discurso de ajuste fiscal promovido pelo governo.

A EXAME.com, Fraga disse que o governo não teria gastos muito elevados para criar a pasta. De acordo com ele, o governo "pegaria a estrutura da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ) e a transformaria em um ministério".

Para o deputado do DEM, Temer deve aceitar a sugestão quando calcular que a nova pasta não pesará no bolso da União.

 

Acompanhe tudo sobre:Michel TemerRodrigo MaiaSegurança pública

Mais de Brasil

Após cúpula do Brics, Lula recebe premiê da Índia no Alvorada para firmar acordos bilaterais

'É pouco provável' que Lula sancione aumento do número de deputados, diz Rui Costa

Aegea estuda IPO em 2027 e prepara estrutura para investir R$ 45 bi até 2033

Legalização de cassino, bingo e jogo do bicho deve ser votada nesta terça; entenda o projeto