Brasil

Dilma chega à Austrália para Cúpula do G20

Encontro tratará de questões como o crescimento econômico e a geração de emprego no mundo


	Dilma Rousseff durante sua chegada a Brisbane, na Austrália
 (Roberto Stuckert Filho/PR)

Dilma Rousseff durante sua chegada a Brisbane, na Austrália (Roberto Stuckert Filho/PR)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de novembro de 2014 às 05h53.

Brisbane - A presidente Dilma Rousseff já se encontra nesta sexta-feira na Austrália para participar da Cúpula do G20, que tratará de questões como o crescimento econômico e a geração de emprego no mundo durante o fim de semana.

Já estão na Austrália Christine Lagarde, diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI); o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron; o presidente sul-africano, Jacob Zuma; o chefe de Estado do México, Enrique Peña Nieto, e está previsto que a chanceler alemã, Angela Merkel, aterrisse no país em breve.

Também comparecerão à Cúpula do G20 o presidente americano, Barack Obama, o chinês Xi Jinping e a sul-coreana Park Geun-hye, assim como o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, e o líder indiano, Narendra Modi.

As medidas de segurança em Brisbane, que fica no oeste da Austrália, foram incrementadas ao máximo para proteger a reunião dos líderes e ministros do G20, que é formado pelos 19 países mais poderosos do mundo e a União Europeia.

Mais de 6 mil policiais de Austrália e Nova Zelândia foram mobilizados para proteger a chamada zona de segurança do G20, que incluem as imediações do Centro de Convenção de Brisbane, sede do encontro, e os hotéis em que se hospedarão os líderes mundiais.

A Austrália, que ocupa a presidência deste ano do G20, propôs uma meta de crescimento de 2% acima das previsões para os próximos cinco anos, que depois foi reduzida para 1,8%.

O primeiro-ministro do país anfitrião, Tony Abbott, disse hoje que o crescimento econômico e a geração de emprego serão os principais assuntos da cúpula, mas também serão tratados outros temas, como a mudança climática e a crise do ebola.

O G20 é formado pela União Europeia, pelo G7 (Estados Unidos, Canadá, Japão, Alemanha, Reino Unido, Itália e França), e por Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, China, Coreia do Sul, Índia, Indonésia, México, Rússia, África do Sul e Turquia. 

Acompanhe tudo sobre:AustráliaDilma RousseffG20Países ricosPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Giro do dia: morte de Pepe Mujica, CPI das Bets, JBS, INSS e investimentos da China

Governo Lula paralisa cessão da área da favela do Moinho em SP ao governo Tarcísio

Prefeito de Sorocaba (SP) vira réu por suspeita de superfaturamento na compra de lousas digitais

Tornado atinge município do RS, provoca danos em mais de 280 moradias e destrói rede elétrica