Brasil

Dilma fala dia 29; 500.000 para Marta…

Dia 29 O Senado agendou para o dia 29 a defesa final da presidente Dilma Rousseff. Ela confirmou nesta quarta-feira que irá pessoalmente ao plenário para falar por meia hora. O roteiro foi definido numa reunião entre Ricardo Lewandowski, presidente do Supremo Tribunal Federal, e o presidente do Senado, Renan Calheiros. O processo começará no […]

RENAN E LEWANDOWSKI: Dilma vai ao plenário fazer sua defesa final no dia 29 / Adriano Machado/ Reuters

RENAN E LEWANDOWSKI: Dilma vai ao plenário fazer sua defesa final no dia 29 / Adriano Machado/ Reuters

DR

Da Redação

Publicado em 17 de agosto de 2016 às 18h51.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h09.

Dia 29

O Senado agendou para o dia 29 a defesa final da presidente Dilma Rousseff. Ela confirmou nesta quarta-feira que irá pessoalmente ao plenário para falar por meia hora. O roteiro foi definido numa reunião entre Ricardo Lewandowski, presidente do Supremo Tribunal Federal, e o presidente do Senado, Renan Calheiros. O processo começará no dia 25, uma quinta-feira, e se estenderá por cinco dias.

500.000 para Marta

A senadora Marta Suplicy, candidata à prefeitura de São Paulo pelo PMDB, recebeu 500.000 reais de caixa dois na campanha de 2010, segundo relataram em delação premiada executivos da construtora Odebrecht. A informação foi revelada pelo jornal Folha de S. Paulo. Marta, na época, estava no PT, mas depois abandonou a legenda sob a justificativa de estar cansada dos escândalos de corrupção do partido. A negociação teria sido feita com Márcio Toledo, atual marido da senadora. Marta afirmou que a Odebrecht não fez doação à sua campanha.

The hunt for Lula

O PT lançou uma cartilha para defesa internacional do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em quatro idiomas — português, francês, inglês e espanhol. Trata-se de mais um capítulo da ofensiva internacional do partido. Em julho, Lula havia recorrido ao Comitê de Direitos Humanos da ONU contra o juiz federal Sergio Moro, acusando-o de violação de direitos. Agora a cartilha afirma que Lula é vítima de um tiro ao alvo judicial realizado por Moro e pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Coisa de bêbado

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes afirmou, durante a sessão desta quarta-feira, que a Lei da Ficha Limpa é tão mal escrita que “parece ter sido feita por bêbados”. O Supremo definiu que cabem às câmaras estaduais, e não aos tribunais de contas, decidir sobre as contas dos prefeitos e sobre sua eventual inelegibilidade. A decisão interfere na aplicação da lei, já que retira dos tribunais o poder de punir prefeitos com contas reprovadas.

Pedro Paulo limpo

Ainda no Supremo, o ministro Luiz Fux decidiu pelo arquivamento do inquérito contra o deputado federal e candidato do PMDB à prefeitura do Rio de Janeiro, Pedro Paulo, suspeito de agredir a ex-mulher. O pedido de arquivamento havia sido feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que afirmou que as lesões corporais eram decorrentes de “atitude defensiva do investigado”. Pedro Paulo afirmou, em nota, que recebeu a decisão “com enorme satisfação”.

57o do mundo 

O Brasil tem a 57a maior velocidade de internet 3G e 4G do mundo, segundo uma pesquisa com 95 países divulgada nesta quarta-feira pela consultoria OpenSignal. A velocidade média no Brasil é de 7,43 Megabits por segundo. Perdemos para vizinhos como Chile, Colômbia, Peru e Uruguai. A campeã é a Coreia do Sul, com velocidade média de 41,34 Mbps. A média mundial é de 8,5 Mbps.

 

Acompanhe tudo sobre:Exame HojeÀs Sete

Mais de Brasil

Hugo Motta pauta projeto que endurece punição contra aliciamento de menores online

Reforma administrativa prevê fim das férias de 60 dias para servidores públicos

Brasil contesta investigação dos EUA e reforça defesa do Pix, agro e combate ao desmatamento

Adultização: o que diz o PL sobre proteção de crianças nas redes e quais são as principais mudanças