Brasil

Dilma Rousseff se declara contra redução da maioridade penal

Segundo a presidente, a redução da maioridade seria “um grande retrocesso” para o país e pede o endurecimento da pena para adultos que aliciam os jovens


	Dilma defende que a punição em casos de menores infratores obedeça medidas já previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente
 (Thinkstock)

Dilma defende que a punição em casos de menores infratores obedeça medidas já previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de abril de 2015 às 18h23.

Brasilia - A presidente Dilma Rousseff se manifestou hoje (13), pelas redes sociais, contra a redução da maioridade penal.

A admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171/93, que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos, foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara no fim de março e uma comissão especial foi instalada para analisar o texto.

“Não podemos permitir a redução da maioridade penal. Lugar de meninos e meninas é na escola. Chega de impunidade para aqueles que aliciam crianças e adolescentes para o crime”, escreveu Dilma em seus perfis nas redes sociais Twitter e Facebook.

A presidente disse que a redução da maioridade seria “um grande retrocesso” para o país e que não resolveria os problemas de jovens em conflito com a lei. Dilma defende que a punição nesses casos obedeça medidas já previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

“Reduzir a maioridade penal não vai resolver o problema da delinquência juvenil. Isso não significa dizer que eu seja favorável à impunidade. Menores que tenham cometido algum tipo de delito precisam se submeter a medidas socioeducativas, que nos casos mais graves já impõem privação da liberdade. Para isso, o país tem uma legislação avançada: o Estatuto da Criança e do Adolescente, que sempre pode ser aperfeiçoado”, avaliou.

Nos posts, Dilma disse que orientou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a iniciar uma “ampla discussão” para aprimoramento do ECA. “É uma grande oportunidade para ouvirmos em audiências públicas as vozes do nosso país durante a realização deste debate”.

A presidente também defendeu mudanças na legislação para endurecer a punição para adultos que aliciam jovens para o crime organizado.

SOU CONTRA A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENALNas últimas semanas, intensificou-se o debate sobre a redução da maioridade...

Posted by Dilma Rousseff on Segunda, 13 de abril de 2015

Acompanhe tudo sobre:CriançasCrimecrime-no-brasilDilma RousseffJovensJustiçaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Defesa de Bolsonaro diz estar 'surpresa' com ordem de prisão de domiciliar

'Estou inconformado', diz Valdemar da Costa Neto sobre prisão domiciliar de Bolsonaro

'Não vi problema em postar': Flávio diz que Moraes responsabilizou Bolsonaro por ações de terceiros