Brasil

Enem: gabarito do 2º dia será divulgado até 1º de dezembro

As respostas precisam ser divulgadas até o 10º dia útil após o segundo dia de aplicação do exame, mas é provável que a divulgação seja antecipada

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 16 de novembro de 2025 às 20h00.

Milhões de estudantes participaram neste domingo, 16, do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A última etapa da prova foi dividida em 45 perguntas objetivas de Ciências da Natureza, que envolve biologia, física e química, e 45 perguntas objetivas de Matemática. O gabarito oficial do Enem 2025, porém, pode ser publicado no Portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) entre esta segunda-feira, 17,  até 1º de dezembro.

De acordo com o edital, as respostas precisam ser divulgadas até o 10º dia útil após o segundo dia de aplicação do exame. Com essa contagem, o prazo final para a publicação é 1º de dezembro.

Os gabaritos das provas objetivas poderão ser conferidos na seção Provas e Gabaritos do portal do Inep. O participante poderá ter acesso aos seus resultados individuais do Enem 2025 mediante acesso com login único na página do participante.

Apesar do prazo, é bem provável que o gabarito seja divulgado antes. Na quinta, 13, o Inep surpreendeu ao antecipar a publicação da correção das provas de Português e Ciências Humanas, realizadas no último domingo, 9.

Essa foi a primeira vez que o Instituto divulgou o gabarito separadamente. Até o ano passado, eles eram publicados juntos, dias depois da data da segunda prova.

Como foi o 2° do Enem

Como mostrou a EXAME, a prova mais uma vez reafirmou a tendência de um exame mais direto, contextualizado e conectado ao cotidiano. As questões do segundo dia do Enem, distribuídas entre Matemática e Ciências da Natureza, misturaram temas atuais, referências culturais e situações reais, segundo professores que tiveram acesso ao material.

Entre os assuntos mais comentados estão o lagarto do deserto dos Estados Unidos — espécie cuja fisiologia inspirou a criação da semaglutida, substância usada em medicamentos como Ozempic —, o processo de fabricação de vacinas, mudanças climáticas, descarte inadequado de hormônios e até recordes de Usain Bolt, utilizados para discutir cálculos de velocidade.

A abordagem científica apareceu de forma contextualizada nas questões do Enem. Questões sobre remoção de CO₂ da atmosfera abriram espaço para discutir mitigação climática, enquanto o descarte indevido de hormônios foi associado à contaminação do solo e da água. A prova também retomou casos de poluição por óleo nos oceanos, reforçando a pauta ambiental.

Acompanhe tudo sobre:EnemEnsino médioEnsino superiorCarreira jovem

Mais de Brasil

Dez suspeitos são presos em operação contra falsificação de bebidas

Frente fria em 15 cidades provoca ventos acima de 100km/h no domingo

Mais concorrência reduzirá preço dos alimentos, diz Marinho sobre VR/VA

Máquinas agrícolas e hidrogênio verde: os planos da Fazenda na agenda verde