Brasil

Estudantes da USP bloqueiam entrada principal de campus

Estudantes que ocupam a reitoria da Universidade de São Paulo desde 1º de outubro fecharam na manhã de hoje o portão principal do campus da Cidade Universitária

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de outubro de 2013 às 09h17.

São Paulo – Estudantes que ocupam a reitoria da Universidade de São Paulo (USP) desde 1º de outubro fecharam na manhã de hoje (18) o portão principal do campus da Cidade Universitária, no bairro Butantã, zona oeste da capital paulista. Segundo a Polícia Militar (PM), cerca de 80 alunos saíram em passeata por volta das 7h em direção à entrada pedindo a religação da energia e da água, cortadas pela administração da universidade. O bloqueio ocorre na Avenida Alvarenga com a Rua Afrânio Peixoto.

Os estudantes ocupam a reitoria em protesto por eleições diretas para reitor, votação paritária entre alunos, funcionários e professores e o fim da lista tríplice. Pelo sistema atual, o governador do estado escolhe o reitor a partir de uma lista com os três candidatos mais votados.

Na última quarta-feira (16), o desembargador José Luiz Germano da 2ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo deu prazo de 60 dias para que os manifestantes deixem o local voluntariamente. O despacho confirmou a posição do juiz Adriano Marcos Laroca, proferida em primeira instância, que considerou imprescindível o diálogo entre alunos e administração para que não haja uma "desocupação imediata e forçada".

Acompanhe tudo sobre:Ensino superiorFaculdades e universidadesUSP

Mais de Brasil

MEC vai punir cursos de medicina mal avaliados em exame a partir de 2026; entenda

Dino diz que ordens de tribunais internacionais integrados pelo Brasil seguem com eficácia imediata

'Não vamos permitir preconceito', diz ministro do Turismo sobre veto de alimentos na COP 30

Níveis de reservatórios em São Paulo estão no menor nível desde a crise hídrica de 2015