Brasil

"Eu tinha a chave do sítio", diz ex-presidente Lula à PF

Investigadores suspeitam que o petista é o verdadeiro dono da área e que empreiteiras como a OAS e a Odebrecht bancaram os gastos com benfeitorias


	Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva: os investigadores suspeitam que o petista é o verdadeiro dono da área
 (REUTERS/Paulo Whitaker)

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva: os investigadores suspeitam que o petista é o verdadeiro dono da área (REUTERS/Paulo Whitaker)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de março de 2016 às 11h26.

Curitba e São Paulo - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse à Polícia Federal que "tinha a chave" do sítio Santa Bárbara, localizado no município de Atibaia, interior de São Paulo. O Santa Bárbara é um dos alvos da força-tarefa da Operação Aletheia, desdobramento da Lava Jato que mira no ex-presidente.

Os investigadores suspeitam que o petista é o verdadeiro dono da área e que empreiteiras como a OAS e a Odebrecht bancaram os gastos com benfeitorias.

A OAS e a Odebrecht teriam sido beneficiadas pelo esquema de cartel instalado na Petrobras entre 2004 e 2014 (governos Lula e Dilma). Oficialmente,o sítio está em nome dos empresários Fernando Bittar e Jonas Suassuna, mas os investigadores suspeitam que a área pertence, de fato, ao ex-presidente. Ele nega.

O delegado da PF, que ouviu o petista no dia 4 de março, em São Paulo, perguntou a ele. "Pra essas visitas, o senhor e a sua esposa têm a chave do imóvel, pra quando o senhor quisesse frequentar livremente, vocês tinham a chave do sítio?"

"Tinha a chave, o Fernando (Bittar) ligava para o caseiro que a gente ia…", respondeu Lula .

"Quando o senhor costuma visitar o sítio em Atibaia, quem costuma acompanhá-lo, além de sua esposa?", indagou o delegado. "Meus amigos", respondeu o ex-presidente.

Questionado pelo delegado, Lula disse que seus filhos também frequentavam o sítio. O delegado quis saber se Lula já frequentava a propriedade enquanto era presidente.

"Não, não sabia que existia o sítio. Eu só fiquei sabendo do sítio (...) no dia 12 de janeiro (de 2011) e só fui lá a primeira vez dia 15 de janeiro", respondeu.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaOperação Lava JatoPersonalidadesPolícia FederalPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Às vésperas do Brics, Brasil realiza primeira exportação de carne bovina para o Vietnã

Moraes teve 'sabedoria' ao levar aumento do IOF para conciliação, diz Alckmin

Brasil assina carta de intenções com gigante chinesa de energia que envolve minerais nucleares

Fórum Empresarial do Brics: Lula defende comércio multilateral dos países emergentes