Brasil

Fragata brasileira volta ao Rio depois de servir no Líbano

Esse foi o primeiro navio brasileiro a participar de uma missão de paz da ONU


	Fragata Liberal: no Líbano, a fragata fez patrulhas durante 120 dias, abordou 661 navios e encaminhou 266 navios mercantes para serem inspecionados
 (Divulgação/Marinha)

Fragata Liberal: no Líbano, a fragata fez patrulhas durante 120 dias, abordou 661 navios e encaminhou 266 navios mercantes para serem inspecionados (Divulgação/Marinha)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de fevereiro de 2013 às 14h29.

Rio de Janeiro – A fragata Liberal, da Marinha brasileira, que participou por oito meses da Força-Tarefa Marítima da Missão das Nações Unidas no Líbano (Unifil), volta ao Rio de Janeiro neste domingo (17). O navio serviu como base de comando da força-tarefa, na costa libanesa, entre maio de 2012 e janeiro deste ano, quando iniciou o retorno ao Brasil.

A Marinha brasileira passou a comandar a força-tarefa em novembro de 2011. Até maio de 2012, a base de comando da força era a fragata União, o primeiro navio brasileiro a participar de uma missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU).

Durante a missão no Líbano, a fragata Liberal fez patrulhas durante 120 dias, abordou 661 navios e encaminhou 266 navios mercantes para serem inspecionados pelas autoridades libanesas. A embarcação foi substituída em 16 de janeiro pela fragata Constituição, também da Marinha brasileira.

O navio atracou pela primeira vez no Brasil na Base Naval de Natal, em 9 de fevereiro. Neste momento, a fragata navega pela costa brasileira, rumo ao Rio de Janeiro, de onde partiu em 10 de abril de 2012. Mais de 250 militares participaram da missão.

A força-tarefa é composta por nove navios de cinco países, além do Brasil. A missão foi criada em 2006, a pedido do governo libanês, com o objetivo de impedir a entrada de armamento não autorizado no país.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasLíbanoMarinhaMetrópoles globaisNaviosONURio de JaneiroTransportes

Mais de Brasil

Revalida divulga resultado de recursos para atendimento especializado

Com segurança reforçada, Alexandre de Moraes recebe homenagem no Tribunal de Contas de SP

Nova onda de frio terá ciclone e 'chuva congelada' no Brasil; veja quando começa

São Paulo terá chuva, rajadas de vento e temperatura de 6 ºC; Defesa Civil emite alerta