Brasil

Nova onda de frio avança e muda o tempo em todo o Brasil: veja a previsão por região

Instabilidades atingem o Sul com ventos de até 70 km/h, enquanto calor e ar seco devem predominar no interior do Sudeste e Centro-Oeste

Estela Marconi
Estela Marconi

Freelancer

Publicado em 7 de agosto de 2025 às 14h35.

Última atualização em 7 de agosto de 2025 às 15h16.

A chegada de uma nova frente fria ao Brasil a partir desta quinta-feira, 7, vai provocar mudanças significativas no tempo em diversas regiões do país.

A quinta onda de frio do ano acontecerá após a entrada desta massa de ar polar no continente. Desta vez teremos mais dias consecutivos com mínimas e máximas baixas – e muitas regiões irão sentir frio por mais tempo.

Segundo o Climatempo, a previsão é de um período gelado no Sul, Sudeste e Centro-Oeste e friagem entre Acre e Rondônia no Norte do Brasil.

A expectativa é que teremos mais dias consecutivos com mínimas e máximas baixas – e muitas regiões irão sentir frio por mais tempo.

A nova onda de frio deve se prolongar até a próxima quarta-feira, 13.

Sudeste: temperaturas sobem e umidade do ar preocupa

No Sudeste, o predomínio será de tempo firme e calor no interior de São Paulo, com aumento nas temperaturas e baixa umidade do ar, especialmente no norte e noroeste do estado. Apenas o litoral sul paulista pode ter pancadas fracas de chuva devido à entrada de umidade marítima.

  • Minas Gerais também enfrenta tempo seco, inclusive na Região Metropolitana de Belo Horizonte, com risco de queda acentuada da umidade nas horas mais quentes.
  • Espírito Santo, os ventos que sopram do mar podem provocar chuva fraca e isolada, principalmente no litoral sul capixaba.

Região Sul: temporais e ventos de até 70 km/h

A frente fria já começa a provocar instabilidades no Rio Grande do Sul logo pela manhã, com pancadas de chuva ganhando força em várias áreas. Ao longo do dia, a instabilidade avança para o interior de Santa Catarina e do Paraná, com pancadas de intensidade moderada a forte.

Entre o norte e a serra gaúcha, o sul e oeste catarinense e o extremo sul do Paraná, há risco de temporais com raios e ventos fortes. No estado gaúcho, as rajadas podem atingir até 70 km/h, especialmente entre a Costa Doce e o Litoral Médio. Em Porto Alegre, o céu deve permanecer encoberto, com chuvas já pela manhã. Já Florianópolis e Curitiba ainda terão um dia mais estável, com apenas variação de nebulosidade.

Centro-Oeste: tempo seco predomina

A maior parte do Centro-Oeste terá mais um dia de tempo estável, com destaque para o predomínio de sol e ar seco em Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. Nessas áreas, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 20% durante a tarde.

A exceção fica por conta do extremo sul de Mato Grosso do Sul, onde instabilidades vindas do Sul do país e do Paraguai podem provocar pancadas isoladas de chuva.

Nordeste: chuvas no litoral e ar seco no interior

Os ventos úmidos que vem do oceano continuam favorecendo a formação de nuvens carregadas entre os litorais da Bahia e do Rio Grande do Norte, com pancadas de chuva de fraca a moderada intensidade. No litoral do Maranhão, a chuva pode vir com força em alguns momentos, com risco de temporais localizados.

No interior do Nordeste, o tempo permanece seco e quente. Áreas como o sul do Maranhão, interior do Piauí e oeste da Bahia seguem com umidade do ar abaixo de 20% durante a tarde, aumentando o risco de problemas respiratórios e incêndios florestais.

Região Norte: risco de temporais no Amazonas e no Pará

Segundo informações do Climatempo, a combinação entre uma área de baixa pressão atmosférica e a alta umidade na Região Norte vai favorecer a formação de instabilidades em estados como Amazonas, Pará, Roraima e Amapá. A previsão é de chuvas com intensidade moderada a forte ao longo do dia, com risco de temporais localizados.

Já no Acre, Rondônia e Tocantins, o tempo continua firme, sem previsão de chuva para esta quinta-feira.

Acompanhe tudo sobre:Previsão do tempoMudanças climáticasFrioBrasil

Mais de Brasil

Alcolumbre reabre trabalhos no Senado e aprova isenção de IR quem recebe até dois salários mínimos

Em conversa com premiê da Índia, Lula defende multilateralismo diante de tarifaço dos EUA

Oposição diz ter assinaturas de 41 senadores por impeachment de Moraes; decisão é de Alcolumbre

Líder do PL diz que Motta não assumiu 'compromisso' por PL da Anistia com a oposição: 'Peço perdão'