Brasil

Genoino pode assumir como deputado na próxima semana

Réu condenado no mensalão é também o primeiro suplente e deve assumir como deputado federal com a renúncia do prefeito eleito de São José dos Campos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de dezembro de 2012 às 14h56.

São Paulo - Apesar de ter sido condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo do mensalão, o ex-presidente do PT José Genoino deverá assumir como deputado federal semana que vem.

Genoino atualmente é o primeiro suplente na lista para assumir o posto e, com o pedido de renúncia de Carlinhos Almeida (PT-SP) que sai da Câmara após ter sido eleito prefeito de São José dos Campos, o réu condenado pode assumir a partir de 1º de janeiro.

O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS) já vem defendendo o direito de Genoino de assumir o posto. Segundo ele, as decisões do Supremo Tribunal Federal só valem após o processo ter sido transitado em julgado - ou seja, mesmo o STF determinando a perda dos direitos políticos dos condenados, a decisão só valeria após o processo ter sido finalizado.

Acompanhe tudo sobre:PT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilPartidos políticosCorrupçãoEscândalosFraudesMensalão

Mais de Brasil

Temer diz que insistiria em telefonar a Trump para tratar de tarifaço de 50%

Lula assina acordos com a Nigéria após tarifaço de Trump e critica 'unilateralismo e protecionismo'

Direita vai se unir no 1º turno e PL terá candidato à Presidência, diz Valdemar Costa Neto

Bolsonaro deve receber visitas antes do julgamento no STF