Brasil

Governo irá notificar 80 mil empregadores para regularizar o FGTS de trabalhadores domésticos

Mais de 80 mil empregadores receberão avisos pelo Domicílio Eletrônico Trabalhista a partir de 17 de setembro; prazo para regularização voluntária vai até 31 de outubro

s empregadores que não regularizarem sua situação poderão ter os processos encaminhados para notificação formal e levantamento oficial dos débitos (Marcelo Camargo/Agência Brasil/Divulgação)

s empregadores que não regularizarem sua situação poderão ter os processos encaminhados para notificação formal e levantamento oficial dos débitos (Marcelo Camargo/Agência Brasil/Divulgação)

Karla Mamona
Karla Mamona

Editora da Homepage

Publicado em 15 de setembro de 2025 às 12h31.

Última atualização em 15 de setembro de 2025 às 15h18.

A partir de quarta-feira, 17, o Ministério do Trabalho e Emprego irá realizar uma ação nacional voltada à regularização do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de trabalhadoras e trabalhadores domésticos.

Com isso, mais de 80 mil empregadores cadastrados receberão avisos no Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET). As notificações foram elaboradas a partir do cruzamento de dados do eSocial com as guias registradas e pagas à Caixa, que apontam indícios de débitos no recolhimento do FGTS.

Até quando empregadores devem regularizar o FGTS de seus funcionários?

Segundo o governo, a iniciativa, coordenada pela Coordenação Nacional de Fiscalização do Trabalho Doméstico e de Cuidados, terá caráter orientativo neste primeiro momento. O objetivo é alertar os empregadores sobre possíveis irregularidades no cumprimento da legislação trabalhista e estimular a regularização voluntária até 31 de outubro de 2025.

Encerrado o prazo, os empregadores que não regularizarem sua situação poderão ter os processos encaminhados para notificação formal e levantamento oficial dos débitos.

O Ministério do Trabalho e Emprego recomenda que os empregadores domésticos acompanhem regularmente as mensagens enviadas pelo DET, plataforma oficial de comunicação com o Ministério, a fim de evitar a perda de prazos e possíveis prejuízos legais e trabalhistas.

Além de estimular a regularização, a ação também reforça a importância do cumprimento das obrigações trabalhistas no setor doméstico, envolvendo empregadores, entidades sindicais e trabalhadoras e trabalhadores.

No total, 80.506 empregadores estão registrados no DET, responsáveis por 154.063 postos de trabalho doméstico em todo o país. O montante devido ao FGTS ultrapassa R$ 375 milhões, o que evidência não apenas a dimensão dos vínculos empregatícios no setor, mas também a relevância da regularização e do cumprimento das obrigações trabalhistas junto a esses profissionais.

O Que é o DET?

O Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET) é a plataforma oficial de comunicação entre a Inspeção do Trabalho e os empregadores, incluindo os domésticos. O sistema foi desenvolvido para garantir maior padronização, agilidade e segurança no envio e recebimento de informações.

Por meio do DET, são disponibilizados atos administrativos, procedimentos fiscais, intimações, notificações, decisões administrativas e avisos em geral, centralizando toda a comunicação de forma digital.

Acompanhe tudo sobre:FGTSCaixaMinistério do Trabalho

Mais de Brasil

Universalização do saneamento nos estados da Amazônia Legal pode gerar incremento de R$ 330 bilhões

Alexandre de Moraes autoriza visita de Tarcísio a Bolsonaro

InCor e outros quatro hospitais do SUS aparecem em ranking dos melhores do mundo; veja lista

Moraes dá 24 horas à Polícia do DF para esclarecer demora na saída de Bolsonaro do hospital