COP30: incêndio causou evacuação dos convidados nesta quinta-feira, 20 (Leandro Fonseca/Exame)
Repórter
Publicado em 20 de novembro de 2025 às 15h25.
Última atualização em 20 de novembro de 2025 às 15h31.
A organização da COP30 afirmou nesta quinta-feira, 20, que o incêndio na Blue Zone do evento não deixou feridos. Em nota, o órgão afirmou que o fogo foi controlado e que "as equipes de bombeiros e segurança atuaram prontamente e seguem monitorando o local".
"Ainda não temos mais informações sobre o ocorrido, pois está sendo realizada perícia. Quando tivermos, enviaremos outra nota, por meio dos nossos canais", continuaram os organizadores.
Às 14h58, no horário de Brasília, foi anunciado que todo o local do evento deveria ser evacuado. Novas informações devem ser divulgadas às 16h.
"O Chefe do Corpo de Bombeiros do País Anfitrião ordenou a evacuação de toda a área. O Corpo de Bombeiros realizará uma verificação completa de segurança. Por favor, observe que as instalações agora estão sob a autoridade do País Anfitrião e não são mais consideradas uma Zona Azul", disse a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês).
Um incêndio atingiu a COP30 por volta das 14h, no horário de Brasília. O fogo, inicialmente, causou a evacuação das pessoas que estavam no ambiente conhecido como Pavilhão dos Países, na entrada do evento, espaço onde acontecem negociações entre as nações. Convidados deixaram o evento pelas saídas oficiais do Parque da Cidade, nas zonas Azul e Verde.
Em coletiva de imprensa, o ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou que é provável que o incêndio tenha começado "próximo ao estande da China".
Sabino disse também que o material dos estandes da COP30 são anti-chamas e que a situação já está contida. A finalização do evento, marcada para a sexta-feira, 21, segundo ele, não será adiada. A retomada das negociações de hoje ainda serão avaliadas, de acordo com o ministro.