Brasil

Justiça da Bahia libera cobrança de imposto sindical para 12 empresas

A decisão, do relator Renato Mário Simões, definiu que desconto será aplicado independentemente da autorização do empregado

Imposto sindical: reforma trabalhista, que entrou em vigor em novembro, acabou com a obrigatoriedade do desconto (Getty Images/Getty Images)

Imposto sindical: reforma trabalhista, que entrou em vigor em novembro, acabou com a obrigatoriedade do desconto (Getty Images/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 19 de junho de 2018 às 16h44.

São Paulo - O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região deliberou que 12 empresas da Bahia descontem o valor do imposto sindical e repassem ao Sindicato dos Empregados no Comércio de Feira de Santana. A reforma trabalhista, que entrou em vigor em novembro, acabou com a obrigatoriedade do desconto.

A decisão, do relator Renato Mário Simões, definiu que o desconto ser aplicado independentemente da autorização do empregado e a partir da folha de março deste ano. Em caso de descumprimento, a multa vai de R$ 500 a R$ 15 mil.

Em um mandado de segurança, o sindicato havia pedido que, caso a Justiça não liberasse o desconto do imposto, deveria permitir o então o recolhimento de 60% da remuneração diária.

A entidade defende que a reforma trabalhista não poderia ter alterado o desconto do imposto, como era previsto anteriormente na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), por se tratar de um tributo e, para tal, seria necessário uma mudança na Constituição Federal.

Para o desembargador que relatou o caso, esse tipo de mudança não poderia ter sido feita por lei complementar.

Acompanhe tudo sobre:BahiaImpostosJustiçaSindicatos

Mais de Brasil

Às vésperas do Brics, Brasil realiza primeira exportação de carne bovina para o Vietnã

Moraes teve 'sabedoria' ao levar aumento do IOF para conciliação, diz Alckmin

Brasil assina carta de intenções com gigante chinesa de energia que envolve minerais nucleares

Fórum Empresarial do Brics: Lula defende comércio multilateral dos países emergentes