Brasil

'Só temos uma coisa desajustada: o comportamento do Banco Central', diz Lula

Presidente concedeu entrevista à imprensa na manhã desta terça-feira e fez duras críticas a Campos Neto

Publicado em 18 de junho de 2024 às 09h04.

Última atualização em 18 de junho de 2024 às 11h46.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira, 18, que o comportamento do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto está "desajustado". Segundo ele, o chefe da autoridade financeira tem "lado político" e não demonstra "capacidade de autonomia".

"Nós só temos uma coisa desajustada no Brasil nesse instante, é o comportamento do Banco Central, essa é uma coisa desajustada. Um presidente do BC que não demonstra nenhuma capacidade de autonomia, que tem lado político e que na minha opinião trabalha muito mais para prejudicar o país do que ajudar, porque não tem explicação a taxa de juros do jeito que está", afirmou o presidente.

Durante entrevista à Rádio CBN, o chefe do Executivo falou sobre Campos Neto em tom de crítica, relembrando que ele se reuniu com Tarcísio de Freitas (Republicanos), aliado de Jair Bolsonaro, na última semana, quando o governador de São Paulo organizou um jantar para o presidente do BC, onde outras autoridades estavam presentes como convidados.

Ainda falando sobre a aparente aliança entre os dois, o presidente disse que Campos Neto "quase assumiu uma candidatura ao cargo do governo de São Paulo" e disse ser importante saber a "quem ele é submetido".

Presidência do Banco Central

Reiterando a importância da autonomia do BC, Lula disse que vai escolher para a presidência da instituição uma pessoa que "deve ter a cabeça na meta de crescimento" e " com compromisso com o desenvolvimento do país e controle da inflação".

Outras declarações do presidente sobre o perfil de quem ocupa o cargo de presidente do BC incluiu ele salientando a necessidade de "uma pessoa madura, responsável, com respeito ao cargo que exerce, não se submetendo à pressão do mercado.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da Silva

Mais de Brasil

Eduardo aumenta condutas ilícitas após tornozeleira em Bolsonaro, diz Moraes

AGU pede que STF investigue ação suspeita antes de tarifaço no inquérito contra Eduardo Bolsonaro

Incêndio em Barueri, na Grande São Paulo, atinge galpões comerciais

Brasil inaugura maior biofábrica de 'mosquitos do bem' do mundo: 100 milhões de ovos por semana