Brasil

Lula discute projeto de lei para regulamentar big techs no Brasil nesta quarta-feira, 13

Projeto busca garantir que redes sociais assumam responsabilidade sobre conteúdos; tema voltou a tona após denúncia sobre sexualização de crianças na internet

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 13 de agosto de 2025 às 07h49.

Última atualização em 13 de agosto de 2025 às 07h50.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discutirá nesta quarta-feira, 13, um projeto de lei que regulamenta as grandes empresas de tecnologia — as big techs — e estabelece regras para o funcionamento das redes sociais no Brasil. Ele terá reunião com a área jurídica e com a Casa Civil da Presidência para tratar do tema.

A proposta, que esteve em análise na Casa Civil por cerca de dois meses, tem como principal objetivo garantir a responsabilidade das plataformas digitais sobre os conteúdos veiculados, com foco na proteção de crianças, adolescentes e outros grupos vulneráveis.

Em entrevista à Band News, na terça-feira, Lula ressaltou a importância de criar um conjunto mínimo de procedimentos para o ambiente digital, onde, atualmente, "muitas vezes ninguém assume a responsabilidade pelo conteúdo".

Combate ao material ilegal nas redes sociais

A regulamentação também visa combater a circulação de material ilegal, como pedofilia, e combater a exploração e sexualização precoce de menores nas redes sociais, tema que ganhou destaque nesta semana após denúncias feitas pelo influenciador Felca.

O presidente destacou que a regulamentação é fundamental para assegurar que as plataformas digitais atuem com responsabilidade social no Brasil. Ele relembrou que o Supremo Tribunal Federal (STF) votou uma decisão em que as plataformas digitais passam a ser responsabilizadas por seus conteúdos.

“Portanto, se tiver alguma coisa grave, é a plataforma digital que deve assumir a responsabilidade”, afirmou o presidente Lula.

Acompanhe tudo sobre:InternetRedes sociaisLuiz Inácio Lula da SilvaGoverno Lula

Mais de Brasil

Hugo Motta anuncia prioridade para regulamentar segurança digital para crianças

Anvisa vota regras para cultivo de cannabis medicinal por empresas nesta quarta-feira, 13

Em Curitiba, Moro lidera com folga disputa ao governo do Paraná, diz pesquisa

STF realiza acareação entre Mauro Cid e Marcelo Câmara para esclarecer divergências em depoimentos