Repórter de Brasil e Economia
Publicado em 8 de julho de 2025 às 09h12.
Última atualização em 8 de julho de 2025 às 09h57.
Os dados da pesquisa Latam Pulse, realizada pelo instituto AtlasIntel em parceria com a Bloomberg e divulgada nesta terça-feira, 8, mostram que, se as eleições de 2026 fossem hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) empataria dentro da margem de erro com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro (PL).
O levantamento indica que Lula venceria com uma diferença superior à margem de erro em disputas contra o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).
Na reedição do segundo turno de 2022, Bolsonaro aparece numericamente à frente de Lula, com 48,6% contra 47,8% do petista.
Com uma diferença de apenas 0,8 ponto percentual, os dois estão tecnicamente empatados.
Tarcísio e Michelle Bolsonaro são superados por Lula por margens de 0,5 a 0,7 ponto percentual, o que caracteriza empate.
Nos cenários em que vence os adversários, Lula tem seu melhor desempenho contra Eduardo Leite, com uma diferença de 23,1 pontos percentuais.
Vale destacar que, em todos os cenários, o presidente apresenta um percentual de intenção de votos entre 47% e 48%.
A variação entre as disputas se deve ao percentual dos adversários, que muda conforme o nome do candidato.