Brasil

Lula viaja nesta segunda para o Canadá, onde participará de reunião com líderes do G7

Formado pelas principais nações industrializadas do mundo, o grupo tem como membros Estados Unidos, Alemanha, França, Reino Unido, Japão, Itália e Canadá

Esta será a nona cúpula do G7 da qual Lula participa presidente em seus três mandatos (Ricardo Stuckert / PR/Flickr)

Esta será a nona cúpula do G7 da qual Lula participa presidente em seus três mandatos (Ricardo Stuckert / PR/Flickr)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 16 de junho de 2025 às 07h35.

Última atualização em 16 de junho de 2025 às 07h37.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca, nesta segunda-feira, 16, para o Canadá, onde participará como convidado de uma reunião de cúpula do G7 na terça-feira, na cidade de Kananaskis. Formado pelas principais nações industrializadas do mundo, o grupo tem como membros Estados Unidos, Alemanha, França, Reino Unido, Japão, Itália e Canadá.

Esta será a nona cúpula do G7 da qual Lula participa presidente em seus três mandatos. Junto com o Brasil, foram convidados África do Sul, Índia, Coreia do Sul, Austrália, Emirados Árabes Unidos e México.

Lula ficará hospedado em Calgary, localizada a cerca de 100 quilômetros de Kananaskis. Ao chegar, no fim da tarde, terá dois compromissos: uma recepção promovida por autoridades de Alberta, província onde ficam essas cidades; e um jantar de boas-vindas oferecido pelo governo canadense.

Entre os temas principais da cúpula, destacam-se a segurança energética e a preservação de florestas. O presidente brasileiro vai aproveitar as discussões para chamar os líderes para a conferência mundial sobre o clima, a COP30, que acontecerá em novembro deste ano, em Belém.

Nesta terça-feira, Lula terá um curto período para reuniões bilaterais. Entre os encontros que estão sendo analisados, um deles seria com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que pediu a audiência com o mandatário brasileiro.

A única bilateral confirmada até agora é com o premier canadense, Mark Carney. Os demais encontros não foram revelados pelo governo brasileiro.

No fim da manhã, os líderes dos países convidados se reunirão com o G7. Lula e o presidente dos EUA, Donald Trump, estarão frente a frente. Não há informações sobre pedido de encontro bilateral entre os dois, tanto da parte do Brasil como dos Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:Governo LulaLuiz Inácio Lula da SilvaG7 – Grupo dos SeteCanadá

Mais de Brasil

Relator afirma que votação de PL da anistia pode ser adiada diante de impasse sobre texto

Moraes suspende lei sancionada pelo governo de SP que regulamentava mototáxi

Censo da Educação Superior: quais estados têm mais alunos matriculados na universidade? Veja a lista

Tempestade em São Paulo alaga aeroporto, destelha estação de trem e deixa oito feridos